UTILIZAÇÃO DO MÉTODO TWINSPAN NA DELIMITAÇÃO DE FORMAÇÕES VEGETACIONAIS DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615451Keywords:
Cerrado, TWINSPAN, Gradiente vegetacionalAbstract
O objetivo deste trabalho foi determinar critérios mínimos de inclusão de indivíduos para que formações vegetacionais de cerrado fossem classificadas de acordo com observações de campo. Para o estudo foram inventariados indivíduos lenhosos presentes em um gradiente de vegetação composto por campo sujo, campo cerrado, cerrado sensu stricto, cerrado denso, cerradão distrófico, cerradão mesotrófico e mata semidecídua. A classificação das fitofisionomias foi realizada através do método TWINSPAN. A mata semidecídua e o cerradão mesotrófico foram classificadas independente do critério mínimo de inclusão enquanto que as outras fisionomias só foram classificadas, de acordo com as observações de campo, quando foi adotado critério mínimo de circunferência maior e/ou igual a 15 cm e altura mínima de 1,5 metros. O método TWINSPAN foi importante para a determinação de zonas de transição em unidades amostrais (parcelas) para obtenção de grupos que indiquem a localização da delimitação de formas vegetacionais. Palavras-chave: Cerrado, TWINSPAN, Gradiente vegetacional.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2005 Maria Inês Cruzeiro Moreno, Edivane Cardoso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.