UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ANÁLISE TEMPORAL DE VOÇOROCAS: ESTUDO DE CASO EM ANHEMBI - SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610575930Palabras clave:
Structure From Motion, Modelo Digital de Terreno, ChuvaResumen
Voçorocas são erosões de grande porte que podem causar danos à infraestrutura urbana de vários municípios do Brasil. Conhecer a dinâmica de crescimento dessas feições, bem como entender as causas que potencializam os processos erosivos dessa natureza, são fundamentais para mitigar os prejuízos que as voçorocas podem causar. Com o emprego de geotecnologias, em especial o uso de Veículos Aéreos NãoTripulados (VANTs), foi possível acompanhar uma voçoroca de grande porte no município de Anhembi – SP. Ortofotos e pontos de georreferência gerados, a partir drones e equipamentos GNSS, permitiram a composição de Modelos Digitais de Terreno de alta precisão, utilizando a técnica de Structure from Motion. Comparando Modelos Digitais de Terreno de diferentes épocas do ano, foi possível avaliar a dinâmica erosiva da geomorfologia local, constatando que a voçoroca perdeu volume em períodos mais chuvosos. Também foi possível observar por sensores orbitais passivos que a cultura de eucalipto nos arredores da voçoroca ajudou na estabilização geral da erosão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Tiago Antonelli, Vinicius Hector Abud Louro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




