DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE GEADAS NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2003-2018
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510171617Palabras clave:
Ocorrência de geadas, Regiões ecoclimáticas do RS, Estações do ano, Intensidade de geadaResumen
A geada é um fenômeno meteorológico frequente no estado do Rio Grande do Sul (RS), que causa impactos negativos na produção agropecuária. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a distribuição espacial e temporal de geadas no RS por meio de dados (data de ocorrência e intensidade) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) dos municípios de Bagé, Uruguaiana, Bom Jesus, Caxias do Sul, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga, Santa Maria e Santa Vitória do Palmar, de março a novembro na série 2003 a 2018. No período ocorreram, no total, 1.712 geadas, com média de 107 por ano e variação anual entre 58 (2017) a 161 (2007). Espacialmente, variou de 6,5% (São Luiz Gonzaga) a 20,4% (Bom Jesus), com maiores registros no inverno (81%), seguido do outono (13%) e primavera (6%). Em todos os anos, com exceção de 2010, e locais (exceto Uruguaiana) apresentaram maior ocorrência de geadas precoces (outono). Quanto à intensidade, 47% das geadas ocorridas no período foram fracas, 24% moderadas e 29% fortes. A maior possibilidade de ocorrências de geadas foi para Bom Jesus (211 dias com 90% de possibilidade) e a menor foi para Uruguaiana (108 dias).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ivonete Fatima Tazzo, Gustavo Trentin, Loana Silveira Cardoso, Amanda Heemann Junges

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




