PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FINANCEIRIZAÇÃO DO TERCIÁRIO MODERNO NA PERIFERIA REGIONAL BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249567271

Palabras clave:

Varejo Atacadista, Elites locais, Capitalismo Associado, Empresas de capital aberto, Órbitas Reservadas

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar o processo de reestruturação socioespacial que vem sendo promovido na Região Metropolitana de Belém pela entrada de novos grupos econômicos, de atuação nacional e global, na metrópole, os quais passam a concorrer com antigos grupos regionais de comércio. Incapazes de se manter no mesmo patamar competitivo, os grupos locais têm recorrido às suas reservas de valor cristalizada em imóveis e terra urbana no espaço metropolitano, o que alimenta as dinâmicas recentes de reestruturação. A metodologia parte de uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de capitalismo associado, de modo a fundamentar uma leitura territorializada a respeito das hipóteses das órbitas reservadas de acumulação, que em seguida se combina à análise de dados empíricos coletados, principalmente, em relatórios trimestrais e anuais dos grupos de capital aberto que têm se inserido na economia metropolitana nos últimos anos. As conclusões destacam que os processos de reestruturação desenhados atualmente ocorrem como resposta às mudanças no ciclo econômico e aos avanços das tendências de financeirização da economia brasileira, ainda que se expressem de forma diferenciada na escala regional e, na metrópole paraense, apresentem um padrão de complementaridade dinâmica com elites proprietárias de terra urbana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Raul da Silva Ventura Neto, Universidade Federal do Pará

    Arquitecto y Urbanista por la Universidad Federal de Pará (2008). Máster en Arquitectura y Urbanismo por el Programa de Postgrado en Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Federal de Pará (2012). Doctor en Desarrollo Económico por el Instituto de Economía de la Universidad Estatal de Campinas (2017). Profesor de la Escuela de Arquitectura y Urbanismo de la UFPA, del Programa de Posgrado en Arquitectura y Urbanismo y del Programa de Posgrado en Economía, también de la UFPA. Líder del grupo de investigación RUA: Desarrollo Regional y Urbanización en la Amazonía. Miembro de la Junta Directiva de la Asociación Nacional de Planificación Urbana y Regional (ANPUR), período 2021-2023.

  • Tiago Veloso dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

    Geógrafo (licenciada y graduada) por la Universidad Federal de Pará (2007). Maestría en Geografía por el Programa de Posgrado en Geografía (PPGEO/UFPA) de la Universidad Federal de Pará (2010). Doctorado en Desarrollo Sostenible por el Centro de Altos Estudios Amazónicos (NAEA / UFPA). Profesor del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará (IFPA), vicedirector del Grupo de Estudios e Investigaciones sobre Ordenación del Territorio y Diversidad Urbana en la Amazonia (GEOURBAM), miembro efectivo del Instituto Histórico y Geográfico de Pará (IHGP) e investigador asociado al Centro de Investigaciones Urbanas y Regionales de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA).

Publicado

2023-10-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

VENTURA NETO, Raul da Silva; SANTOS, Tiago Veloso dos. PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FINANCEIRIZAÇÃO DO TERCIÁRIO MODERNO NA PERIFERIA REGIONAL BRASILEIRA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 281–300, 2023. DOI: 10.14393/RCG249567271. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67271. Acesso em: 19 jan. 2026.