PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FINANCEIRIZAÇÃO DO TERCIÁRIO MODERNO NA PERIFERIA REGIONAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249567271

Palavras-chave:

Varejo Atacadista, Elites locais, Capitalismo Associado, Empresas de capital aberto, Órbitas Reservadas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de reestruturação socioespacial que vem sendo promovido na Região Metropolitana de Belém pela entrada de novos grupos econômicos, de atuação nacional e global, na metrópole, os quais passam a concorrer com antigos grupos regionais de comércio. Incapazes de se manter no mesmo patamar competitivo, os grupos locais têm recorrido às suas reservas de valor cristalizada em imóveis e terra urbana no espaço metropolitano, o que alimenta as dinâmicas recentes de reestruturação. A metodologia parte de uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de capitalismo associado, de modo a fundamentar uma leitura territorializada a respeito das hipóteses das órbitas reservadas de acumulação, que em seguida se combina à análise de dados empíricos coletados, principalmente, em relatórios trimestrais e anuais dos grupos de capital aberto que têm se inserido na economia metropolitana nos últimos anos. As conclusões destacam que os processos de reestruturação desenhados atualmente ocorrem como resposta às mudanças no ciclo econômico e aos avanços das tendências de financeirização da economia brasileira, ainda que se expressem de forma diferenciada na escala regional e, na metrópole paraense, apresentem um padrão de complementaridade dinâmica com elites proprietárias de terra urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul da Silva Ventura Neto, Universidade Federal do Pará

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (2012). Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2017). Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Economia, também da UFPA. Líder do Grupo de pesquisa RUA: Desenvolvimento Regional e Urbanização na Amazônia. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), período 2021-2023.

Tiago Veloso dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Geógrafo (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA) da Universidade Federal do Pará (2010). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia (GEOURBAM), Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

VENTURA NETO, R. da S.; SANTOS, T. V. dos. PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FINANCEIRIZAÇÃO DO TERCIÁRIO MODERNO NA PERIFERIA REGIONAL BRASILEIRA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 281–300, 2023. DOI: 10.14393/RCG249567271. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67271. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos