IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS PRODUZIDOS PELA INSTALAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE OEIRAS (PI)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960427Palabras clave:
Espaço Urbano, Economia Local, Institutos Federais de EducaçãoResumen
Objetiva-se identificar os possíveis impactos socioeconômicos provocados pela instalação de um Instituto Federal na cidade de Oeiras (PI). Argumenta-se que a prestação de serviço educacional promove dinâmicas sociais e econômicas relevantes para a comunidade local, em função do dinamismo das formas e conteúdos presentes no espaço urbano oeirense. A pesquisa baseou-se em bibliografias concernentes à (re)produção do espaço, o papel da instalação dos Institutos Federais nessa dinâmica e aplicação de questionários online via Google forms junto aos servidores com vistas a investigar seus gastos na cidade, bem como os produtos e serviços que mais consomem. Constatou-se que a instalação do IFPI em Oeiras contribui com a dinâmica da economia local, seja nas dimensões materiais (bens e serviços), sejam áreas culturais (entretenimentos citadinos), fato(s)este(s) evidenciado(s) com a inserção de mais de dez milhões de reais anuais (conforme projeção para 2020 em valores brutos) só de salários a serem pagos aos servidores, recursos que ficam disponibilizados para o consumo da e na cidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Paulo Henrique de Carvalho Bueno

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




