FEIÇÕES DE CARSTE SOBRE A FORMAÇÃO SERRA GERAL NA REGIÃO DE VACARIA, RS, E LAGES, SC

Authors

  • Carlos Leite Maciel Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Valli Nummer Universidade Federal de Santa Maria
  • José Luiz Silvério da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Dionísio Saccol Sangoi Instituto Tecnológico SIMEPAR
  • Leônidas Descovi Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144821692

Keywords:

, Carste, Vitrófiros, Planalto vulcânico

Abstract

Na bacia do Rio Pelotas,situada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul,através de levantamentos de campo foram identificadas e descritas dolinas, uvalas, lapiaz, cavernas e poljés em rochas vulcânicas ácidas da Formação Serra Geral procurando discutir a sua gênese a fim de classifica-las como carste em rochas ígneas. Estas feições foram mapeadas por fotografias aéreas e principalmente pelo Google Earth Pro e estão localizadas em duas unidades geomorfológicas - Planalto dos Campos Gerais e Planalto Dissecado Rio Iguaçu - Rio Uruguai-, situadas sobre riólitos ou riodacitos e vitrófiros pertencentes à Formação Serra Geral, fácies Esmeralda, Caxias e Paranapanema. Foi verificada uma associação com as fraturas de direção NW e NE e suas interseções. Entre as hipóteses para explicar esse fenômeno está a dissolução dos vitrófiros. As dolinas e uvalas são permanente ou temporariamente inundadas e alimentam o aquífero fraturado que mantém as fontes fornecedoras de água para os rios e a população local.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Carlos Leite Maciel Filho, Universidade Federal de Santa Maria
    Dr. em Geologia
  • Andrea Valli Nummer, Universidade Federal de Santa Maria
    Geóloga, Dr em Geotecnia. Professora Associada do Departamento de Geociências e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM
  • José Luiz Silvério da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Dr. em Geociências

  • Dionísio Saccol Sangoi, Instituto Tecnológico SIMEPAR
    Mestre em Geografia
  • Leônidas Descovi Filho, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorando em Geografia

Published

2013-12-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MACIEL FILHO, Carlos Leite; NUMMER, Andrea Valli; DA SILVA, José Luiz Silvério; SANGOI, Dionísio Saccol; FILHO, Leônidas Descovi. FEIÇÕES DE CARSTE SOBRE A FORMAÇÃO SERRA GERAL NA REGIÃO DE VACARIA, RS, E LAGES, SC. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 48, p. 197–208, 2013. DOI: 10.14393/RCG144821692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/21692. Acesso em: 7 dec. 2025.