ANÁLISE DA COBERTURA VEGETAL EM LUCENA ENTRE 1970/2005 USANDO ECOLOGIA DA PAISAGEM, SIG E SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716304Palabras clave:
Geoprocessamento, Cobertura vegetal, Ecologia da PaisagemResumen
O Município de Lucena está localizado na porção norte do litoral do Estado da Paraíba, e vem sofrendo com um desordenado processo de uso e ocupação do solo. O objetivo deste trabalho foi analisar as perdas das áreas de vegetação no Município de Lucena entre 1970 e 2005. Para essa análise foram produzidos mapas de uso e cobertura do solo, aplicação de índices de ecologia da paisagem para o período estudado. Os seguintes índices de ecologia da paisagem foram determinados: CA, PLAND, NP, LPI, AREA-MN, SHAPE-MN, ENN-MN, PD. Com base nos mapas de uso e cobertura do solo e nos índices, pode-se constatar que houve mudanças na paisagem, como uma grande fragmentação das áreas de matas em detrimento de culturas, principalmente a de cana-de-açúcar. As alterações observadas demonstram que houve uma notável perda de biodiversidade no município de Lucena no período entre 1970 e 2005. Conclui-se que os índices de ecologia da paisagem, quando avaliados conjuntamente, permitiram a análise da estrutura florestal da bacia de maneira satisfatória. A região teve sua cobertura florestal fragmentada e que essa fragmentação foi mais intensa nas áreas de matas no período entre 1970 e 2005.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Valeriano Carneiro de Lima Silva, Richarde Marques da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




