AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS USADAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MANAUS

Autores/as

  • Genilson Pereira Santana UFAM/DQ/ICE/Manaus
  • Viviane de Oliveira Lima Zeferino Universidade Federal do Amazonas - Centro de Ciência do Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92515694

Palabras clave:

Escolas, contaminação, água subterrânea, Manaus

Resumen

O estudo realizado sobre a qualidade das águas subterrâneas envolveu 40 escolas da rede estadual de ensino na capital do Amazonas. Os resultados físicos e químicos demonstram que a água consumida em todas as 40 escolas está de acordo com o padrão do Ministério da Saúde, exceto o teor de Fe cujo nível é praticamente alterado em todas as seis zonas geográficas de Manaus. Todavia, coliformes totais foram encontrados de 25 a 60% indicando contaminação microbiológica. Em quase todas as zonas foram encontrados coliformes fecais de 25 a 40%, exceto na zona Oeste. Questionários revelam a desinformação dos gestores sobre a água subterrânea das suas respectivas escolas e ainda, a ausência de um programa de manutenção da qualidade da água realizado pela Secretaria de Educação do Governo do Amazonas. As percepções dos alunos das escolas sobre a qualidade da água expressada nos questionários aplicados demonstram também uma desinformação sobre a água servida nas escolas e as características da água subterrânea.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Genilson Pereira Santana, UFAM/DQ/ICE/Manaus
    Gruduado em Química pela UFV, Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química pela UFMG. Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas.
  • Viviane de Oliveira Lima Zeferino, Universidade Federal do Amazonas - Centro de Ciência do Ambiente

    Graduada em Biologia e Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas

Publicado

2008-03-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SANTANA, Genilson Pereira; ZEFERINO, Viviane de Oliveira Lima. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS USADAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MANAUS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 25, p. 24–36, 2008. DOI: 10.14393/RCG92515694. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15694. Acesso em: 7 dec. 2025.