AMBIENTES PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL SOCIOECONÔMICO LOCAL: UM ESTUDO METODOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610877873Palavras-chave:
Geografia da Saúde, Atividade Física, Perfil SocioeconômicoResumo
A prática regular de atividade física (AF) está associada a uma série de benefícios à saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção de doenças. Um fator identificado como significativamente impactante para a prática de AF, tanto positivamente quanto negativamente, é o ambiente construído e natural. Sabe-se também que o perfil socioeconômico pode influenciar as características do ambiente. Assim, este estudo teve como objetivo identificar quais características do ambiente e do perfil socioeconômico local são mais relevantes para a promoção da AF, investigando suas contribuições a partir de um banco de dados secundário. Para tanto, aplicou-se a análise de componentes principais (ACP) ao banco de dados contendo variáveis do perfil socioeconômico local e características do ambiente construído e natural. Os resultados revelaram que as variáveis ambientais são mais significativas que o perfil socioeconômico nesse caso, ao apresentarem maiores auto vetores de contribuição para os eixos principais da ACP. Por fim, observou-se que nem todas as variáveis ambientais tendem a aumentar na mesma proporção que a renda. Nossos achados são de grande importância metodológica para estudos sobre ambiente e atividade física.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Lofrano Porto, Vinicius Vasconcelos, Luiz Guilherme Grossi Porto, Renato Fontes Guimarães, Helen da Costa Gurgel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





