AMBIENTES PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL SOCIOECONÔMICO LOCAL: UM ESTUDO METODOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610877873

Palavras-chave:

Geografia da Saúde, Atividade Física, Perfil Socioeconômico

Resumo

A prática regular de atividade física (AF) está associada a uma série de benefícios à saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção de doenças. Um fator identificado como significativamente impactante para a prática de AF, tanto positivamente quanto negativamente, é o ambiente construído e natural. Sabe-se também que o perfil socioeconômico pode influenciar as características do ambiente. Assim, este estudo teve como objetivo identificar quais características do ambiente e do perfil socioeconômico local são mais relevantes para a promoção da AF, investigando suas contribuições a partir de um banco de dados secundário. Para tanto, aplicou-se a análise de componentes principais (ACP) ao banco de dados contendo variáveis do perfil socioeconômico local e características do ambiente construído e natural. Os resultados revelaram que as variáveis ambientais são mais significativas que o perfil socioeconômico nesse caso, ao apresentarem maiores auto vetores de contribuição para os eixos principais da ACP. Por fim, observou-se que nem todas as variáveis ambientais tendem a aumentar na mesma proporção que a renda. Nossos achados são de grande importância metodológica para estudos sobre ambiente e atividade física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Lofrano Porto, Universidade de Brasília

    Bacharel e licenciado em geografia pela Universidade de Brasília, mestre em Geografia pela Universidade de Brasília

  • Vinicius Vasconcelos, Universidade de Brasília

    bacharel em geografia pela Universidade de Brasília, mestre em geografia pela Universidade de Brasília, doutor em Geografia pela Universidade de Brasília, Professor adjunto na Universidade de Brasília.

  • Luiz Guilherme Grossi Porto, Universidade de Brasília

    Possui Graduação em Educação Física (1994), mestrado em Ciências da Saúde (1999) e doutorado em Ciências Médicas (2007) pela Universidade de Brasília. Atua como Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) desde fevereiro de 2013, onde integra o Grupo de Estudos em Fisiologia e Epidemiologia do Exercício e da Atividade Física - GEAFS.

  • Renato Fontes Guimarães, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Engenharia Cartografica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Geofísica pelo Observatório Nacional (1991) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília.

  • Helen da Costa Gurgel, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1996), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2000), doutorado em Geografia e Prática do Desenvolvimento pela Universidade de Paris X (2006). Realizou pós-doutorado no INPE em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento - IRD (2007-2008) e foi pesquisadora visitante na UMR-ESPACE-DEV no IRD (2017-2018). Desde 2011 é docente da Universidade de Brasília - UnB, onde atualmente é professora associada, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEA), e coordenadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS).

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PORTO, Bruno Lofrano; VASCONCELOS, Vinicius; PORTO, Luiz Guilherme Grossi; GUIMARÃES, Renato Fontes; GURGEL, Helen da Costa. AMBIENTES PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL SOCIOECONÔMICO LOCAL: UM ESTUDO METODOLÓGICO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 149–165, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610877873. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77873. Acesso em: 16 dez. 2025.