ANÁLISE DAS LITOLOGIAS ASSOCIADAS ÀS ENTRADAS DE ÁGUA EM POÇOS TUBULARES NO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610877812

Palavras-chave:

Vazões, Estruturas tectônicas, Rochas vulcânicas, Aquífero fraturado

Resumo

As águas subterrâneas pertencentes ao Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) são as principais fontes de abastecimento de muitos dos municípios no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Apesar da boa qualidade e da transmissão de quantidades razoáveis de água, suas particularidades — como aquífero fraturado, heterogêneo e anisotrópico — fazem com que seus recursos apresentem variações significativas na produtividade de água. Essas variações são condicionadas pelas estruturas e litologias que ocorrem associadas às entradas de água (EA). Dessa forma, o presente artigo visou avaliar a relação existente entre as litologias e a produtividade no SASG. Considerando as análises estatísticas dos grupos litológicos, foi possível verificar que 49% e 27% de todas as EAs foram caracterizadas pela presença de rochas vulcânicas com estrutura vesicular a amigdalóide (Grupo 2) e por basaltos fraturados (Grupo 4). As vazões associadas às EA (QEA) não descreveram um único comportamento, tendo sido verificados aumentos e diminuições da vazão em relação às características das EA. Em suma, a ocorrência de diferentes vazões e, consequentemente, a produtividade dos poços observados (maior transmissividade / capacidade específica) são aspectos dependentes do tipo, quantidade, conexão e aberturas das estruturas existentes no SASG.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Saupe Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Engenheira Hídrica pela Universidade Federal de Pelotas em 2014, mestra em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas em 2019, Engenheira Civil pela Universidade Ritter dos Reis em 2023, Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2024.

  • Pedro Antônio Roehe Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Geólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1993, Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1996 e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003. 

  • Tiago de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Geólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2007, Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2010 e Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2016. 

  • Franciéle Schwanck Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Geóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009, Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012 e Doutora em Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2016. 

  • Taison Anderson Bortolin, Fundação Estadual de Proteção Ambiental

    Engenheiro Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul em 2011, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2014 e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. 

  • Paulo Salvadoretti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

     Engenheiro de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1987, Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará em 1990 e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998. 

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ABREU, Aline Saupe; REGINATO, Pedro Antônio Roehe; VARGAS, Tiago de; CARLOS, Franciéle Schwanck; BORTOLIN, Taison Anderson; SALVADORETTI, Paulo. ANÁLISE DAS LITOLOGIAS ASSOCIADAS ÀS ENTRADAS DE ÁGUA EM POÇOS TUBULARES NO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL (RS). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 133–148, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610877812. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77812. Acesso em: 16 dez. 2025.