ANÁLISE DAS LITOLOGIAS ASSOCIADAS ÀS ENTRADAS DE ÁGUA EM POÇOS TUBULARES NO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL (RS)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610877812Palavras-chave:
Vazões, Estruturas tectônicas, Rochas vulcânicas, Aquífero fraturadoResumo
As águas subterrâneas pertencentes ao Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) são as principais fontes de abastecimento de muitos dos municípios no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Apesar da boa qualidade e da transmissão de quantidades razoáveis de água, suas particularidades — como aquífero fraturado, heterogêneo e anisotrópico — fazem com que seus recursos apresentem variações significativas na produtividade de água. Essas variações são condicionadas pelas estruturas e litologias que ocorrem associadas às entradas de água (EA). Dessa forma, o presente artigo visou avaliar a relação existente entre as litologias e a produtividade no SASG. Considerando as análises estatísticas dos grupos litológicos, foi possível verificar que 49% e 27% de todas as EAs foram caracterizadas pela presença de rochas vulcânicas com estrutura vesicular a amigdalóide (Grupo 2) e por basaltos fraturados (Grupo 4). As vazões associadas às EA (QEA) não descreveram um único comportamento, tendo sido verificados aumentos e diminuições da vazão em relação às características das EA. Em suma, a ocorrência de diferentes vazões e, consequentemente, a produtividade dos poços observados (maior transmissividade / capacidade específica) são aspectos dependentes do tipo, quantidade, conexão e aberturas das estruturas existentes no SASG.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Saupe Abreu, Pedro Antônio Roehe Reginato, Tiago de Vargas, Franciéle Schwanck Carlos, Taison Anderson Bortolin, Paulo Salvadoretti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





