INFLUÊNCIAS HIDROCLIMÁTICAS NAS TRANSFORMAÇÕES DO USO DA TERRA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610876918Palavras-chave:
Caatinga, Sensoriamento remoto, Multitemporal, PaisagemResumo
Estudos sobre uso e cobertura do solo abordam, as características naturais da paisagem e a forma como as atividades humanas utilizam a terra. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos das variabilidades hidroclimáticas nas mudanças de uso e cobertura do solo no semiárido potiguar entre 2000 e 2020, com base em dados pluviométricos e de sensoriamento remoto obtidos por meio da plataforma Google Earth Engine (GEE). Foi aplicado o algoritmo de classificação supervisionada disponível na plataforma GEE com base na coleção 9 do projeto Mapbiomas, considerando os anos de 2000, 2005, 2010, 2015 e 2020. Os dados pluviométricos e os relatórios de precipitação foram adquiridos no sistema hidrometeorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e processados no Microsoft Excel. Constataram-se oscilações na cobertura do solo, com reduções nos percentuais das classes "Outras Lavouras Perenes" (-92,68%) e "Formação Campestre" (-73,35%), e aumentos nos percentuais das áreas de "Corpos D'Água" (287,11%) e "Outras Lavouras Temporárias" (250,41%), além de oscilações singelas nas demais classes de uso. A pesquisa evidenciou mudanças significativas no uso do solo, influenciadas por variações pluviométricas e intervenções antrópicas, com destaque para a expansão da classe "Corpos D'Água" e a reconfiguração da matriz agropecuária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Douglas Pereira Ferreira, Francisco Éder Rodrigues de Oliveira, Jéssica Paloma Pinheiro da Silva, Vanessa Tainara da Cunha, Luzia Keli da Silva Coura, Marianne Costa de Azevedo, Daniel da Silva Dantas, Iron Dhones de Jesus Silva do Carmo, Romário Lopes Silva, Rayanna Campos Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





