INFLUÊNCIAS HIDROCLIMÁTICAS NAS TRANSFORMAÇÕES DO USO DA TERRA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610876918

Palavras-chave:

Caatinga, Sensoriamento remoto, Multitemporal, Paisagem

Resumo

Estudos sobre uso e cobertura do solo abordam, as características naturais da paisagem e a forma como as atividades humanas utilizam a terra. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos das variabilidades hidroclimáticas nas mudanças de uso e cobertura do solo no semiárido potiguar entre 2000 e 2020, com base em dados pluviométricos e de sensoriamento remoto obtidos por meio da plataforma Google Earth Engine (GEE). Foi aplicado o algoritmo de classificação supervisionada disponível na plataforma GEE com base na coleção 9 do projeto Mapbiomas, considerando os anos de 2000, 2005, 2010, 2015 e 2020. Os dados pluviométricos e os relatórios de precipitação foram adquiridos no sistema hidrometeorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e processados no Microsoft Excel. Constataram-se oscilações na cobertura do solo, com reduções nos percentuais das classes "Outras Lavouras Perenes" (-92,68%) e "Formação Campestre" (-73,35%), e aumentos nos percentuais das áreas de "Corpos D'Água" (287,11%) e "Outras Lavouras Temporárias" (250,41%), além de oscilações singelas nas demais classes de uso. A pesquisa evidenciou mudanças significativas no uso do solo, influenciadas por variações pluviométricas e intervenções antrópicas, com destaque para a expansão da classe "Corpos D'Água" e a reconfiguração da matriz agropecuária. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Douglas Pereira Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Pará- UEPA. Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - FACUMINAS. Especialista em Geoprocessamento – FACUMINAS; Mestre do em Manejo de Solo e Água na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

  • Francisco Éder Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Tecnólogo em Irrigação e Drenagem; Mestre em Solos e Qualidade de Ecossistemas- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutorando do programa Pós-graduação em Manejo de Solo e Água na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Jéssica Paloma Pinheiro da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA.  Especialista em Agroextrativismo Sustentável e Desenvolvimento Rural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Vanessa Tainara da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; Mestre do em Manejo de Solo e Água na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutoranda em Manejo de Solo e Água na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

  • Luzia Keli da Silva Coura, Universidade Federal de Campina Grande

    Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Mestranda em Horticultura Tropical pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

  • Marianne Costa de Azevedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Graduada em Agronomia Federal da Paraíba (2018), Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Daniel da Silva Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica do Cajueiro - CCHA. Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

  • Iron Dhones de Jesus Silva do Carmo, Universidade de São Paulo

    Técnico em Agropecuária pelo IFPA - Campus Castanhal (2016), Graduação em Agronomia pelo IFPA - Campus Castanhal (2021), Mestre em Fitotecnia pela UFERSA (2024), Doutorando em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo.

  • Romário Lopes Silva, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA.

  • Rayanna Campos Ferreira, Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA. Atualmente atual como professora da base Técnica na Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro - ECIT.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Douglas Pereira et al. INFLUÊNCIAS HIDROCLIMÁTICAS NAS TRANSFORMAÇÕES DO USO DA TERRA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 64–81, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610876918. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76918. Acesso em: 15 dez. 2025.