ONDA DE CALOR E TEMPERATURA SUPERFICIAL NA ÁREA URBANA DE TRÊS LAGOAS (MS) EM SETEMBRO DE 2023
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610776021Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Eventos extremos de calor, Clima urbano, Processamento digital de imagensResumo
Diante do contexto de mudanças climáticas cada vez mais intenso, visa-se, por meio deste trabalho, discutir e analisar a temperatura superficial da área urbana de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) durante um período de onda de calor ocorrido entre os dias 19 e 27 de setembro de 2023. Para isso, elaborou-se um painel espaço-temporal com base em dados de temperatura do ar, obtidos no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e realizou-se também o processamento digital de imagem para a elaboração de um mapa termal com imagem do satélite Landsat 8, do dia 25 de setembro de 2023 às 09h28 (hora local). Identificou-se a atuação de uma onda de calor durante 9 dias consecutivos em Três Lagoas, com temperatura mínima de 23,00 °C às 5h00 no dia 19 e máxima de 43,00 °C no dia 24 às 14h00. Verificou-se também, no âmbito da temperatura superficial, a mínima de 28,40 °C e a máxima de 59,60 °C, sendo que as menores temperaturas foram registradas em áreas com vegetação alta e densa, enquanto as mais elevadas estiveram associadas a áreas de solo exposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diogo Cerdan Brito, Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





