MODELAGEM HIDRÁULICA APLICADA À ANÁLISE DE RISCOS DE INUNDAÇÃO EM ÁREAS URBANAS BRASILEIRAS: O CASO DA ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DO LAGAMAR, FORTALEZA (NORDESTE DO BRASIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610375334

Palavras-chave:

Modelo hídrico, HEC-HMS, Geoprocessamento

Resumo

Os processos de urbanização no Brasil foram responsáveis pela formação de grandes cidades, com marcante desigualdade socioespacial e sem o adequado ordenamento territorial, tendo como resultado inúmeros adensamentos populacionais de elevada vulnerabilidade social situados em áreas de riscos naturais. O presente trabalho analisou a suscetibilidade a eventos de inundação na Zona Especial de Interesse Social do (ZEIS) do Lagamar, situado na cidade de Fortaleza, Nordeste do Brasil. Foi aplicada uma modelagem hídrica no trecho do baixo curso do Riacho São João do Tauape visando identificar as áreas de maior suscetibilidade a eventos de inundação, contribuindo com estratégias de ordenamento territorial e regularização fundiária urbana. Para isso, foram utilizadas series históricas da pluviometria da área, inseridas em modelos hidrológicos (HEC-HMS e HEC-RAS) integrados aos SIGs. O mapeamento gerado mostrou que todas as áreas analisadas ao longo da ZEIS possuem habitações em área de risco de inundação nos diferentes períodos de retorno dos eventos de precipitação máxima com intervalos de 10, 25 e 100 anos. Os resultados obtidos demonstraram o grande potencial da integração das ferramentas de geoprocessamento e modelagem hidrológica no auxílio do planejamento territorial e na tomada de decisão dos gestores municipais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Edmundo Rodrigues de Brito, Universidade Estadual do Ceará

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2023), com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas, e linha de pesquisa em Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Gestão Ambiental, Geomorfologia, Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, práticas em Hidrologia e Hidromedição.

  • Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará

    Pós-doutor em Geografia Física (Universidade Federal do Ceará/UFC-2016), Doutor em Geografia (UFC-2012) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC-2005). Concluiu Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (Universidade Estadual do Ceará/UECE-2005), Licenciatura em Geografia (UECE-2002) e Bacharelado em Geografia (UECE-2000). Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Graduação em Geografia da UECE, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE) e Bolsista Produtividade do CNPq.

  • Abner Monteiro Nunes Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Pós-Doutor em Geografia Física (Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2022), Doutor em Geografia com ênfase em Geomorfologia (UECE - 2017), Mestre em Geografia com ênfase nos Estudos Integrados da Paisagem (UECE - 2013) e Especialista em Educação Ambiental (UECE - 2001) e Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos (UECE - 2020). Concluiu Bacharelado em Geografia (UECE - 2001) e Licenciado em Geografia (UECE - 2004).

  • Ícaro Breno da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO/UECE).

  • Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará

    Em 2020, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, especialidade em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve, Portugal, em 2012. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas, em 2006. É bacharel (2003) e licenciado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

  • Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professor Associado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN atuando junto ao curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Concluiu o Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Nota 6) da Universidade Federal do Ceará (2018). 

  • Hildebrando dos Santos Soares, Universidade Estadual do Ceará

    Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). É professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRITO, Edmundo Rodrigues de; BASTOS, Frederico de Holanda; CORDEIRO, Abner Monteiro Nunes; SILVA, Ícaro Breno da; PAULA, Davis Pereira de; CARVALHO, Rodrigo Guimarães de; SOARES, Hildebrando dos Santos. MODELAGEM HIDRÁULICA APLICADA À ANÁLISE DE RISCOS DE INUNDAÇÃO EM ÁREAS URBANAS BRASILEIRAS: O CASO DA ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DO LAGAMAR, FORTALEZA (NORDESTE DO BRASIL). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 320–340, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610375334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75334. Acesso em: 28 mar. 2025.