MODELAGEM HIDRÁULICA APLICADA À ANÁLISE DE RISCOS DE INUNDAÇÃO EM ÁREAS URBANAS BRASILEIRAS: O CASO DA ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DO LAGAMAR, FORTALEZA (NORDESTE DO BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610375334Palavras-chave:
Modelo hídrico, HEC-HMS, GeoprocessamentoResumo
Os processos de urbanização no Brasil foram responsáveis pela formação de grandes cidades, com marcante desigualdade socioespacial e sem o adequado ordenamento territorial, tendo como resultado inúmeros adensamentos populacionais de elevada vulnerabilidade social situados em áreas de riscos naturais. O presente trabalho analisou a suscetibilidade a eventos de inundação na Zona Especial de Interesse Social do (ZEIS) do Lagamar, situado na cidade de Fortaleza, Nordeste do Brasil. Foi aplicada uma modelagem hídrica no trecho do baixo curso do Riacho São João do Tauape visando identificar as áreas de maior suscetibilidade a eventos de inundação, contribuindo com estratégias de ordenamento territorial e regularização fundiária urbana. Para isso, foram utilizadas series históricas da pluviometria da área, inseridas em modelos hidrológicos (HEC-HMS e HEC-RAS) integrados aos SIGs. O mapeamento gerado mostrou que todas as áreas analisadas ao longo da ZEIS possuem habitações em área de risco de inundação nos diferentes períodos de retorno dos eventos de precipitação máxima com intervalos de 10, 25 e 100 anos. Os resultados obtidos demonstraram o grande potencial da integração das ferramentas de geoprocessamento e modelagem hidrológica no auxílio do planejamento territorial e na tomada de decisão dos gestores municipais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edmundo Rodrigues de Brito, Frederico de Holanda Bastos, Abner Monteiro Nunes Cordeiro, Ícaro Breno da Silva, Davis Pereira de Paula, Rodrigo Guimarães de Carvalho, Hildebrando dos Santos Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.