MICROCLIMA EM AMBIENTE DE FAVELA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610475230Palavras-chave:
Vulnerabilidade social, Índice de desconforto, Temperatura, Umidade relativa do arResumo
O trabalho alinha-se à abordagem social da análise geográfica do clima para a realização de experimentos microclimáticos em lotes externos de favela na cidade de João Pessoa (PB). O objetivo central da pesquisa é averiguar, a nível horário e em padrões sazonais climáticos distintos, as alterações de variáveis meteorológicas (temperatura e umidade relativa do ar) em um ambiente de alta vulnerabilidade social. Para isto, foi conduzido um experimento piloto na favela Tito Silva, situada no bairro Miramar, município de João Pessoa (PB), um dos bairros de maior disparidade socioespacial da cidade. Foram selecionados pontos amostrais nos lotes externos da favela e fora dela, para mensuração horária e simultânea de dados de temperatura e umidade do ar em dois períodos distintos da sazonalidade climática da cidade. Os resultados principais indicam que os maiores valores de temperatura foram registrados nos lotes externos da favela, resultando em uma maior frequência de valores de desconforto térmico ao calor, principalmente no período mais quente e seco do ano em João Pessoa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderson Vitor Lopes Dias, Marcelo de Oliveira Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





