MICROCLIMA EM AMBIENTE DE FAVELA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB)

Autores

  • Anderson Vitor Lopes Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo de Oliveira Moura Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-4884-6534

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610475230

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Índice de desconforto, Temperatura, Umidade relativa do ar

Resumo

O trabalho alinha-se à abordagem social da análise geográfica do clima para a realização de experimentos microclimáticos em lotes externos de favela na cidade de João Pessoa (PB). O objetivo central da pesquisa é averiguar, a nível horário e em padrões sazonais climáticos distintos, as alterações de variáveis meteorológicas (temperatura e umidade relativa do ar) em um ambiente de alta vulnerabilidade social. Para isto, foi conduzido um experimento piloto na favela Tito Silva, situada no bairro Miramar, município de João Pessoa (PB), um dos bairros de maior disparidade socioespacial da cidade. Foram selecionados pontos amostrais nos lotes externos da favela e fora dela, para mensuração horária e simultânea de dados de temperatura e umidade do ar em dois períodos distintos da sazonalidade climática da cidade. Os resultados principais indicam que os maiores valores de temperatura foram registrados nos lotes externos da favela, resultando em uma maior frequência de valores de desconforto térmico ao calor, principalmente no período mais quente e seco do ano em João Pessoa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson Vitor Lopes Dias, Universidade Federal da Paraíba

    Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (2020) pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) e do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) do Departamento de Geociências/UFPB. Tem atuado nas área de Geografia física e Práticas educacionais, com ênfase nos temas: Biomonitoramento, mineração, análises de paisagem e educação ambiental.

  • Marcelo de Oliveira Moura, Universidade Federal da Paraíba

    Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAS, Anderson Vitor Lopes; MOURA, Marcelo de Oliveira. MICROCLIMA EM AMBIENTE DE FAVELA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 104, p. 204–220, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610475230. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75230. Acesso em: 5 dez. 2025.