ANÁLISE FATORIAL CONFIRMATÓRIA E EXPLORATÓRIA PARA AS VARIÁVEIS QUE COMPÕEM O ÍNDICE MINEIRO DE VULNERABILIDADE CLIMÁTICA (IMVC)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610375034Palavras-chave:
Estatística multivariada, Constructos, Componentes principais, Variáveis ambientaisResumo
Os indicadores sociais, ambientais e econômicos são frequentemente empregados para caracterizar um setor específico de interesse. A compreensão desses indicadores tem impactos relevantes no desenvolvimento socioeconômico das regiões. Este trabalho tem como objetivo interpretar as variáveis do Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC) por meio da análise fatorial, com a intenção de aprofundar a compreensão das vulnerabilidades climáticas nos municípios de Minas Gerais. As variáveis foram obtidas por meio dos dados disponibilizados no site Clima Gerais (https://clima-gerais.meioambiente.mg.gov.br/) e padronizadas para assegurar a eficácia da análise. A Análise Fatorial Confirmatória foi usada para avaliar a adequação do modelo original proposto pelo IMVC, com base nas variáveis e nos construtos teóricos do índice. Já a Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi usada para identificar fatores latentes que explicam a maior parte da variância dos dados, agrupando as variáveis com altas correlações e tornando a interpretação possível. Os resultados indicam que a AFE, por meio das análises de componentes principais, foi capaz de reduzir a dimensionalidade dos dados para quatro componentes, explicando uma porcentagem considerável da variância total dos dados mediante um ajuste adequado ao modelo, sugerindo que os componentes extraídos capturam de forma eficaz a estrutura dos dados originais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raphael Sússia Silva, Ednaldo Carvalho Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.