GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADES A INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE JACOBINA (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610374600

Palavras-chave:

SIG, Risco, Desastre, Planejamento ambiental, Ordenamento territorial

Resumo

Este trabalho objetiva mapear as áreas suscetíveis a inundações no município de Jacobina (BA), visando contribuir com informação científica à gestão de riscos de desastres. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, bem como, levantamento documental em redes sociais, sites e blogs sobre registros de desastres por inundações no município. Adotou-se o Qgis (versão 3.28.14) como software gerenciador do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o desenvolvimento de processamentos e geração de mapas síntese. A partir do Modelo Digital de Elevação (MDE) do projeto TOPODATA, houve normalização dos dados, aplicação do HAND Model e posterior classificação da suscetibilidade. A análise do mapeamento foi subsidiada por imagem de satélite, fotointerpretação e observações sistemáticas realizadas em campo. Os resultados apontam que 224,7 km² do município de Jacobina apresenta suscetibilidade a inundações (10,2% do território municipal), sendo 41,8% alta suscetibilidade, 41% média suscetibilidade e 17,2% baixa suscetibilidade. Afirma-se que a efetiva execução do Plano Diretor Municipal, com ênfase nas áreas de suscetibilidade e de riscos, são pilares para um desenvolvimento ambiental sustentável. É fundamental que os Poderes Públicos, em parceria com a sociedade civil, Defesa civil e comunidade em geral, unam-se para elaborar e implementar medidas mitigadoras de riscos de desastres no município de Jacobina.

Downloads

Biografia do Autor

  • Wesley Lopes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Licenciatura em Geografia pela UNEB, DCH-IV; especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela UFPI; Mestrando em Estudos Territoriais pela UNEB, DCET-I.

  • Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia

    Graduação em Geografia pela UESC; Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC; Doutorado em Engenharia Civil pela UFV; Pós-doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFV.

  • José Alves de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

    Graduação em Estudos Sociais com ênfase em Geografia pela UNEB; Graduação em História pela UNEB; Mestrado em Educação e Novas Tecnologias - Université du Quebec au Chicoutimi - UQAC; Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. 

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Wesley Lopes da; FRANCO, Gustavo Barreto; JESUS, José Alves de. GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADES A INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE JACOBINA (BA). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 257–268, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610374600. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74600. Acesso em: 28 mar. 2025.