GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADES A INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE JACOBINA (BA)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610374600Palavras-chave:
SIG, Risco, Desastre, Planejamento ambiental, Ordenamento territorialResumo
Este trabalho objetiva mapear as áreas suscetíveis a inundações no município de Jacobina (BA), visando contribuir com informação científica à gestão de riscos de desastres. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, bem como, levantamento documental em redes sociais, sites e blogs sobre registros de desastres por inundações no município. Adotou-se o Qgis (versão 3.28.14) como software gerenciador do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o desenvolvimento de processamentos e geração de mapas síntese. A partir do Modelo Digital de Elevação (MDE) do projeto TOPODATA, houve normalização dos dados, aplicação do HAND Model e posterior classificação da suscetibilidade. A análise do mapeamento foi subsidiada por imagem de satélite, fotointerpretação e observações sistemáticas realizadas em campo. Os resultados apontam que 224,7 km² do município de Jacobina apresenta suscetibilidade a inundações (10,2% do território municipal), sendo 41,8% alta suscetibilidade, 41% média suscetibilidade e 17,2% baixa suscetibilidade. Afirma-se que a efetiva execução do Plano Diretor Municipal, com ênfase nas áreas de suscetibilidade e de riscos, são pilares para um desenvolvimento ambiental sustentável. É fundamental que os Poderes Públicos, em parceria com a sociedade civil, Defesa civil e comunidade em geral, unam-se para elaborar e implementar medidas mitigadoras de riscos de desastres no município de Jacobina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wesley Lopes da Silva, Gustavo Barreto Franco, José Alves de Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.