COMPLEXIDADES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS E CORRELAÇÃO COM O CENÁRIO PANDÊMICO DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610374488Palavras-chave:
Covid-19, Brasil, Correlação, ComplexidadeResumo
Os efeitos da pandemia de Covid-19 foram drásticos, ocasionando elevado contingente de perdas humanas e materiais para a humanidade. O Brasil também enfrentou tal contexto, tendo um cenário catastrófico de mais de 700 mil mortes e aproximadamente 40 milhões de casos. Logo, o objetivo do trabalho é compreender como as complexidades geográficas brasileiras se correlacionaram com o estado pandêmico de Covid-19 vivenciado. Metodologicamente, comparou-se a partir das técnicas de correlação de Spearman dados de 74 variáveis socioeconômicas, perfil e estrutura da saúde, além de dados ambientais, por estado brasileiro, em relação a incidência de casos e óbitos. Os resultados, surpreendentemente, demonstram maior tendência de casos e óbitos em função dos melhores indicadores encontrados nos estados. Por fim, conclui-se que, nos limites desse trabalho, é possível compreender que os efeitos da pandemia no Brasil, não se articulam objetivamente às vulnerabilidades socioeconômicas e estruturais de saúde, indicando existir outro fator determinante, que inclusive, atenuou a resiliência previamente esperada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderson Azevedo Mesquita, Rodrigo Otávio Pérea Serrano, Alexsande de Oliveira Franco, José Genivaldo do Vale Moreira, Maria Madalena de Aguiar Cavalcante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.