COMPLEXIDADES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS E CORRELAÇÃO COM O CENÁRIO PANDÊMICO DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610374488

Palavras-chave:

Covid-19, Brasil, Correlação, Complexidade

Resumo

Os efeitos da pandemia de Covid-19 foram drásticos, ocasionando elevado contingente de perdas humanas e materiais para a humanidade. O Brasil também enfrentou tal contexto, tendo um cenário catastrófico de mais de 700 mil mortes e aproximadamente 40 milhões de casos. Logo, o objetivo do trabalho é compreender como as complexidades geográficas brasileiras se correlacionaram com o estado pandêmico de Covid-19 vivenciado. Metodologicamente, comparou-se a partir das técnicas de correlação de Spearman dados de 74 variáveis socioeconômicas, perfil e estrutura da saúde, além de dados ambientais, por estado brasileiro, em relação a incidência de casos e óbitos. Os resultados, surpreendentemente, demonstram maior tendência de casos e óbitos em função dos melhores indicadores encontrados nos estados. Por fim, conclui-se que, nos limites desse trabalho, é possível compreender que os efeitos da pandemia no Brasil, não se articulam objetivamente às vulnerabilidades socioeconômicas e estruturais de saúde, indicando existir outro fator determinante, que inclusive, atenuou a resiliência previamente esperada.

Downloads

Biografia do Autor

  • Anderson Azevedo Mesquita, Universidade Federal do Acre

    Licenciado em Geografia e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Acre, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.  

  • Rodrigo Otávio Pérea Serrano, Universidade Federal do Acre

    Tem formação multidisciplinar com graduação em agronomia pela Universidade Federal do Acre, e Geografia pelo Centro Universitário UNINTER, tem mestrado em ecologia e manejo de recursos naturais pela Universidade Federal do Acre, e doutorado em mecânica, com ênfase em energia e sustentabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Alexsande de Oliveira Franco, Universidade Federal do Acre

    Licenciado em Geografia e Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

  • José Genivaldo do Vale Moreira, Universidade Federal do Acre

    Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre, e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Universidade Federal de Rondônia

    Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Pós-doutora em Geografia pela Universidade Federal de Roraima e pela Universitat Autónoma de Barcelona.

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MESQUITA, Anderson Azevedo; SERRANO, Rodrigo Otávio Pérea; FRANCO, Alexsande de Oliveira; MOREIRA, José Genivaldo do Vale; CAVALCANTE, Maria Madalena de Aguiar. COMPLEXIDADES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS E CORRELAÇÃO COM O CENÁRIO PANDÊMICO DE COVID-19. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 170–185, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610374488. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74488. Acesso em: 28 mar. 2025.