ANÁLISE DA DEPENDÊNCIA ESPACIAL ENTRE AS ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS NO SEMIÁRIDO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO UTILIZANDO A GEOESTATÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610374429Palavras-chave:
Semivariograma, Variabilidade espacial, Variabilidade temporal, PrecipitaçãoResumo
A análise espacial dos dados proporciona maior compreensão sobre a abrangência territorial de informações medidas que tenham relação na superfície em estudo, fundamental para obter estimativas de chuvas de regiões. Considerando a importância da bacia do rio São Francisco para a região do Nordeste e semiárida do Brasil e pela contribuição que a análise espacial fornece, foram realizadas análises da dependência espaço das chuvas medidas em estações pluviométricas. Para averiguar a relação espacial da precipitação na área em questão foram selecionadas 231 estações pluviométricas no período de 1968 a 1983 e analisadas por meio da composição de semivariogramas considerando as médias mensais de chuva em cada ano. Os resultados mostram diferença na dependência espacial ao longo dos anos, considerando os dezesseis anos, seis não apresentaram dependência espacial (1970,1971,1974, 1976, 1978 e 1979), nos dez anos que foi possível ajustar o modelo do semivariograma experimental, foram obtidos diferentes valores para os alcances (distâncias), ou seja, as relações espaciais variam ao longo do tempo. Esses resultados comprovam a variabilidade da estrutura espacial da chuva na região, e as análises contribuíram para compreender que há variação da influência de acordo com o ano no comportamento das precipitações na região semiárida do São Francisco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosani Brune de Almeida Dias, Antonio Alves Dias Neto, Andrea Sousa Fontes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.