ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LIXIVIADO EM UM ATERRO SANITÁRIO NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610374187

Palavras-chave:

Modelagem, Balanço hídrico, Gestão de resíduos sólidos

Resumo

Os avanços tecnológicos e a urbanização têm aumentado o consumo de produtos, resultando em mais resíduos dispostos em aterros, representando risco de poluição do ar, solo e água, além de alterar paisagens e o uso do solo. A geração de lixiviado é uma das principais consequências negativas dos aterros sanitários. Este estudo avalia a adequação do modelo computacional MODUELO 4.0 para estimar a produção de lixiviados em aterros sanitários no semiárido da Paraíba, Brasil, usando dados hidrológicos, morfológicos e climáticos locais. Foram simulados vários cenários com diferentes condições de preenchimento e cobertura do aterro, utilizando solos naturais da região. As análises estatísticas mostraram que, apesar da variabilidade no desempenho do modelo, houve um aumento significativo na precisão das simulações ao longo do tempo, especialmente nos meses com dados observados O estudo conclui que, embora haja limitações nas informações disponíveis, o MODUELO 4.0 mostra-se uma ferramenta útil para a gestão de aterros sanitários no semiárido brasileiro. No entanto, o modelo ainda apresenta limitações significativas para fornecer estimativas precisas da vazão de lixiviado, que possam auxiliar na tomada de decisões e no cumprimento das regulamentações ambientais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Pablo Rafael Ferreira Ramos, Universidade Estadual da Paraíba

    Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade Internacional da Paraíba, Especialista em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido pelo Instituto Federal da Paraíba e Mestrando pela Universidade Estadual da Paraíba. 

  • Laercio Leal dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

    Professor Doutor Associado B (DE) do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental - PPGCTA da UEPB.. Possui Doutorado em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012), Mestrado em Engenharia Civil na área de Engenharia Hidráulica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2008) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2004).

  • Carlos Armando Reyes Flores, Universidade Federal do Amapá

    Engenheiro Florestal e Ambiental (Universidad del Centro del Perú), Ms. em Ciências Ambientais (PPGCA-UNIFAP), doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBio), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

  • William de Paiva, Universidade Estadual da Paraíba

    Possui curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (ETER), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação(IPOG)

  • Julianna Ferreira dos Santos Silva, Universidade Estadual da Paraíba

    Bacharela em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba

  • Veruschka Escarião Dessoles Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Especialização em "Mecánica del Suelo e Ingénieria de Cimentaciones" pelo Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas - CEDEX. Madrid- España, (1994). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).

  • Márcio Camargo de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1999) e Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER em Campina Grande-PB (2019), Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Salvador -UNIFACS (2019). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (2011).

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RAMOS, Pablo Rafael Ferreira; SANTOS, Laercio Leal dos; FLORES, Carlos Armando Reyes; PAIVA, William de; SILVA, Julianna Ferreira dos Santos; MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles; MELO, Márcio Camargo de. ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LIXIVIADO EM UM ATERRO SANITÁRIO NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 201–219, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610374187. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74187. Acesso em: 28 mar. 2025.