ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LIXIVIADO EM UM ATERRO SANITÁRIO NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610374187Palavras-chave:
Modelagem, Balanço hídrico, Gestão de resíduos sólidosResumo
Os avanços tecnológicos e a urbanização têm aumentado o consumo de produtos, resultando em mais resíduos dispostos em aterros, representando risco de poluição do ar, solo e água, além de alterar paisagens e o uso do solo. A geração de lixiviado é uma das principais consequências negativas dos aterros sanitários. Este estudo avalia a adequação do modelo computacional MODUELO 4.0 para estimar a produção de lixiviados em aterros sanitários no semiárido da Paraíba, Brasil, usando dados hidrológicos, morfológicos e climáticos locais. Foram simulados vários cenários com diferentes condições de preenchimento e cobertura do aterro, utilizando solos naturais da região. As análises estatísticas mostraram que, apesar da variabilidade no desempenho do modelo, houve um aumento significativo na precisão das simulações ao longo do tempo, especialmente nos meses com dados observados O estudo conclui que, embora haja limitações nas informações disponíveis, o MODUELO 4.0 mostra-se uma ferramenta útil para a gestão de aterros sanitários no semiárido brasileiro. No entanto, o modelo ainda apresenta limitações significativas para fornecer estimativas precisas da vazão de lixiviado, que possam auxiliar na tomada de decisões e no cumprimento das regulamentações ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pablo Rafael Ferreira Ramos, Laercio Leal dos Santos, Carlos Armando Reyes Flores, William de Paiva, Julianna Ferreira dos Santos Silva, Veruschka Escarião Dessoles Monteiro, Márcio Camargo de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.