REGIMES DE VERDADE E VISUALIDADE QUE EDUCAM SUJEITOS SOBRE SER NO ESPAÇO POR MEIO DE MAPAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610373974

Palavras-chave:

Geografia, Educação, Mapa, Regimes de verdade, Regimes de visualidade

Resumo

Mapas resultam de disputas discursivas que ocorrem em diferentes localidades e períodos, agindo sobre a constituição das sociedades e dos modos de vida. Eles não são isentos de intencionalidades e efeitos educativos, pois suas informações e formatos subjetivam pessoas em determinados sentidos e não outros. Diante disso, neste texto, artefatos cartográficos são problematizados enquanto pontos de força que se articulam entre si e aos regimes de verdade e visualidade dominantes, moldando espacialidades e, consequentemente, transformando o espaço. Intenta-se compreender como agem pedagogicamente, para além dos ambientes escolares. Para tanto, opera-se desde uma perspectiva pós-estruturalista, apoiada por ferramentas foucaultianas, como as noções de relações de poder e produção de verdades. Observa-se, partindo disso, que no decorrer da história, os mapas instituem modos de ser no espaço, agindo sobre as populações, a partir de processos educativos que distinguem qualitativamente parcelas espaciais. Ainda, atualmente, devido aos recursos tecnológicos disponíveis, novas práticas emergem em combinação com as do passado, educando sujeitos sobre comportamentos individuais e coletivos, a partir de aplicativos que tornam a vida visível. Por meio deles, e dos mapeadores, discursos foram e são fortalecidos, fazendo com que determinadas verdades se estabeleçam acerca de ser no espaço.

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Biografia do Autor

  • Daniel Felipe Schroeder, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Mestre em Educação e Graduado em Geografia-Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

  • Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em pesquisa desenvolvida com a Fulda University of Applied Sciences, da Alemanha. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desempenhando atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (U of M), Estados Unidos. Mestre em Educação e graduado em Geografia. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor da mesma área no curso de Medicina. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e foi Editor-chefe da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Participante do Grupo de estudos em Promoção da Saúde (GEPS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador Geral do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul e Unisc. pelo Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals) e da International Health Literacy Research Network, coordenada pela Fulda University of Applied Sciences e Technical University Munich. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia.

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Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHROEDER, Daniel Felipe; DARSIE, Camilo. REGIMES DE VERDADE E VISUALIDADE QUE EDUCAM SUJEITOS SOBRE SER NO ESPAÇO POR MEIO DE MAPAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 82–97, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610373974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73974. Acesso em: 28 mar. 2025.