PANORAMA DOS ALAGAMENTOS NO DISTRITO FEDERAL ATRAVÉS DE UMA SÉRIE HISTÓRICA DE 20 ANOS DE DADOS CIDADÃOS DE NOTIFICAÇÕES DE ALAGAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610373297Palavras-chave:
Dados Cidadãos, Mapeamento Colaborativo, Alagamentos, Distrito FederalResumo
Atualmente, os alagamentos, embora sejam eventos curtos e rápidos, tendem a ser mais frequentes. O Distrito Federal é acometido todos os anos por alagamentos, causando uma diversidade de impactos negativos como, danos materiais, ambientais e perdas de vidas. proposta do artigo é atualizar uma base de dados (não oficial) e demonstrar as possibilidades de uso de dados colaborativos. Como resultado, foi observado que no período de atualização (04/2013 até 12/2020) houve um incremento de mais de 50% das notificações em relação ao período previamente cadastrado (01/1999-03/2013). Por se tratar de um dado espacializado, foi possível quantificar e identificar as regiões administrativas, as quadras e as vias mais notificadas. De modo que, quase 60% das notificações (1999-2020) estão associadas ao sistema viário, sendo 44% na Av. W3 e 17% na Av. L2. Corroborando com a informação supracitada, quando mencionado, foi possível quantificar os principais danos causados pelos alagamentos, indicando que 40% estão associados a veículos. A partir das análises espaciais foi possível verificar a relação de proximidade das notificações de alagamento com os equipamentos públicos. Por fim, apesar de se tratar de um dado não oficial, é possível extrair informações relevantes que podem ser aplicadas ao planejamento urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Branquinho Antonio, Roberto Arnaldo Trancoso Gomes, Osmar Abílio de Carvalho Júnior, Renato Fontes Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.