MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE A PROCESSOS EROSIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TEJIPIÓ/PE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610372785Palavras-chave:
Condições climáticas adversas , Desenvolvimento urbano, Sistema de Informações GeográficasResumo
O desenvolvimento urbano, em diversas cidades brasileiras, ocorreu de modo intenso e sem o devido planejamento territorial, levando a significativas intervenções antrópicas, como alterações na paisagem e na cobertura e uso da terra. Além de outras consequências, esse tipo de ação somada às condições climáticas adversas, potencializa a ocorrência de processos erosivos, fenômeno que é considerado um dos problemas ambientais mais significativos enfrentados pelos centros urbanos. Diante dessa circunstância, o presente estudo buscou mapear as áreas suscetíveis a processos erosivos na bacia hidrográfica do rio Tejipió, em Pernambuco. Para produzir esse mapeamento foram utilizados cinco fatores que podem favorecer a ocorrência desse tipo de fenômeno: geologia, geomorfologia, pedologia, climatologia e cobertura e uso da terra, os quais foram processados no Sistema de Informações Geográficas (SIG), pelas técnicas de reclassificação e álgebra de mapas. Após a composição do mapa de suscetibilidade, foi revelado que as áreas que apresentaram maiores propensões a esse processo são as que possuem áreas mais urbanizadas, solos arenosos e rochas menos coesas. Destaca-se a importância da elaboração desse mapeamento no tocante de subsidiar a implementação de um planejamento urbano e territorial adequado, de modo a abrandar a ocorrência de processos erosivos, reduzindo impactos causados à população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amaury Gouveia Pessoa Neto, Kalinny Patrícia Vaz Lafayette, Marcus Metri Correa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.