MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE A PROCESSOS EROSIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TEJIPIÓ/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610372785

Palavras-chave:

Condições climáticas adversas , Desenvolvimento urbano, Sistema de Informações Geográficas

Resumo

O desenvolvimento urbano, em diversas cidades brasileiras, ocorreu de modo intenso e sem o devido planejamento territorial, levando a significativas intervenções antrópicas, como alterações na paisagem e na cobertura e uso da terra. Além de outras consequências, esse tipo de ação somada às condições climáticas adversas, potencializa a ocorrência de processos erosivos, fenômeno que é considerado um dos problemas ambientais mais significativos enfrentados pelos centros urbanos. Diante dessa circunstância, o presente estudo buscou mapear as áreas suscetíveis a processos erosivos na bacia hidrográfica do rio Tejipió, em Pernambuco. Para produzir esse mapeamento foram utilizados cinco fatores que podem favorecer a ocorrência desse tipo de fenômeno: geologia, geomorfologia, pedologia, climatologia e cobertura e uso da terra, os quais foram processados no Sistema de Informações Geográficas (SIG), pelas técnicas de reclassificação e álgebra de mapas. Após a composição do mapa de suscetibilidade, foi revelado que as áreas que apresentaram maiores propensões a esse processo são as que possuem áreas mais urbanizadas, solos arenosos e rochas menos coesas. Destaca-se a importância da elaboração desse mapeamento no tocante de subsidiar a implementação de um planejamento urbano e territorial adequado, de modo a abrandar a ocorrência de processos erosivos, reduzindo impactos causados à população.

Downloads

Biografia do Autor

  • Amaury Gouveia Pessoa Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) e em Gestão de Projetos e Obras pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Engenheiro Civil pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Técnico em Edificações pela Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Atualmente trabalha na Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, atuando na área de Geociências e Planejamento Urbano e Ambiental, com ênfase no Cadastro Técnico Multifinalitário. Cumpriu Estágio de Docência nas turmas de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) através da disciplina Hidrologia Aplicada. Também tem experiência nas áreas de projeto, orçamento e fiscalização de obras públicas. Detém conhecimento nas plataformas CAD e GIS e no Pacote Office.

  • Kalinny Patrícia Vaz Lafayette, Universidade de Pernambuco

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE) e atua como docente permanente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil da UPE (área: Construção Civil). Membro dos Grupos de Pesquisa AMBITEC (Grupo de Pesquisa de Engenharia Aplicada ao Meio Ambiente), DESS (Desenvolvimento Seguro e Sustentável) e AMBISOFT (Tecnologia e Gestão Ambiental - IFPE). Tem experiência na área de Geotecnia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: - Estabilidade de encostas, comportamento de solos e Obras de Estabilização. - Comportamento geotécnico de solos não saturados; - Estabilidade e erosão de encostas; - Obras de Estabilização / Contenção; - Ensaios de Campo e Laboratório; - Ensaios específicos para determinação da taxa de desagregação do solo e transporte de sedimentos;- Desempenho e inovação tecnológica dos Resíduos da Construção Civil (RCC);- Sustentabilidade em Áreas Urbanas.

  • Marcus Metri Correa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mudanças Climáticas, Física do Solo, Hidrologia, poluição, segurança hídrica, segurança energética e qualidade de água.

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PESSOA NETO, Amaury Gouveia; LAFAYETTE, Kalinny Patrícia Vaz; CORREA, Marcus Metri. MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE A PROCESSOS EROSIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TEJIPIÓ/PE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 13–28, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610372785. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72785. Acesso em: 28 mar. 2025.