ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS A PARTIR DE PARÂMETROS BIOFÍSICOS DAS REGIÕES INTERMEDIÁRIAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610372614Palavras-chave:
Classes MapBiomas, Índices espectrais, Mapeamento do solo, Messorregião, Tendência Mann-KendallResumo
A intensificação das dinâmicas antrópicas impacta os recursos ambientais e necessita do uso de ferramentas de geoprocessamento para captar a extensão e a periodicidade das mudanças territoriais e auxiliar monitoramento das modificações. Realizou-se um monitoramento das mudanças biofísicas em três Regiões Intermediárias do estado de Pernambuco, Brasil, no período de 1985 a 2022 pela estatística de tendências Mann-Kendall. Foram analisados parâmetros como o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), o Índice de Água por Diferença Normalizada (NDWI), bem como dados de precipitação. Os resultados apontaram tendências distintas nas três regiões. Na Região Intermediária de Serra Talhada e Petrolina, observou-se um aumento no NDVI, sugerindo um possível crescimento da biomassa vegetal, embora o percentual de vegetação estimado tenha diminuído. Na Região Intermediária de Caruaru, o NDVI também aumentou, indicando um adensamento da vegetação, enquanto o NDWI mostrou uma tendência de decrescimento, possivelmente devido a mudanças no uso da terra. Na Região Intermediária de Recife, houve um aumento no NDVI, sugerindo uma expansão da vegetação, mas o NDWI apontou uma tendência de redução de áreas de corpos d'água, provavelmente relacionada ao desenvolvimento urbano e industrial. Destacam a importância do monitoramento de parâmetros biofísicos para entender as mudanças nas paisagens regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ester Milena dos Santos, Alfredo Ribeiro Neto, Jocimar Coutinho Rodrigues Junior, Anderson Luiz Ribeiro de Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.