IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ENCHENTES E INUNDAÇÕES: AS EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510171663

Palavras-chave:

Episódios extremos, Vulnerabilidade socioambiental, Impactos hidrometeóricos

Resumo

O Brasil está entre os países mais afetados por desastres hidrológicos no mundo, apresentando números alarmantes de vítimas e pessoas impactadas. Nesse cenário, o histórico de atividades econômicas extrativistas implementadas em Minas Gerais gerou profundas alterações que fizeram do estado um núcleo de desastres no país. Embora esses desastres sejam amplamente documentados na literatura, a produção científica ainda carece de abordagens que abarquem a perspectiva dos sujeitos impactados. Assim, entrevistas semiestruturadas foram empregadas para analisar os impactos socioambientais dos episódios hidrológicos extremos sobre a população da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, as estratégias de adaptação adotadas e o perfil dessa população. Foi possível concluir que, embora os grandes agentes econômicos sejam os principais responsáveis por alterações na bacia do rio Jequitinhonha, a população residente nas margens do rio principal sofre os maiores impactos socioambientais e adota distintas estratégias de proteção e adaptação, como reformas em suas residências. Esses resultados se mostraram relevantes ao passo que permitiram identificar os principais efeitos dos episódios sobre os indivíduos e as atividades responsáveis por essas alterações ambientais, possibilitando a elaboração de medidas compensatórias.

Downloads

Biografia do Autor

  • Giovana Teodora de Jesus Faleiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Geógrafa e mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Gabriela Calafate Ferreira, Universidade Federal do Rio Janeiro

    Geógrafa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Felipe Abdala Rumanos de Castro, Universidade Federal do Rio Janeiro

    Geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Antonio Batista Fernandes de Valério, Universidade Federal do Rio Janeiro

    Geógrafo e mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Núbia Beray Armond, Universidade de Indiana

    Licenciada em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ - São Gonçalo (2011), mestre (2014) e doutora (2018) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP - Presidente Prudente.  Professora Assistente da Universidade de Indiana.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FALEIRO, Giovana Teodora de Jesus; FERREIRA, Gabriela Calafate; CASTRO, Felipe Abdala Rumanos de; VALÉRIO, Antonio Batista Fernandes de; ARMOND, Núbia Beray. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ENCHENTES E INUNDAÇÕES: AS EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 95–111, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510171663. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71663. Acesso em: 23 abr. 2025.