IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ENCHENTES E INUNDAÇÕES: AS EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510171663

Palavras-chave:

Episódios extremos, Vulnerabilidade socioambiental, Impactos hidrometeóricos

Resumo

O Brasil está entre os países mais afetados por desastres hidrológicos no mundo, apresentando números alarmantes de vítimas e pessoas impactadas. Nesse cenário, o histórico de atividades econômicas extrativistas implementadas em Minas Gerais gerou profundas alterações que fizeram do estado um núcleo de desastres no país. Embora esses desastres sejam amplamente documentados na literatura, a produção científica ainda carece de abordagens que abarquem a perspectiva dos sujeitos impactados. Assim, entrevistas semiestruturadas foram empregadas para analisar os impactos socioambientais dos episódios hidrológicos extremos sobre a população da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, as estratégias de adaptação adotadas e o perfil dessa população. Foi possível concluir que, embora os grandes agentes econômicos sejam os principais responsáveis por alterações na bacia do rio Jequitinhonha, a população residente nas margens do rio principal sofre os maiores impactos socioambientais e adota distintas estratégias de proteção e adaptação, como reformas em suas residências. Esses resultados se mostraram relevantes ao passo que permitiram identificar os principais efeitos dos episódios sobre os indivíduos e as atividades responsáveis por essas alterações ambientais, possibilitando a elaboração de medidas compensatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Teodora de Jesus Faleiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafa e mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gabriela Calafate Ferreira, Universidade Federal do Rio Janeiro

Geógrafa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Felipe Abdala Rumanos de Castro, Universidade Federal do Rio Janeiro

Geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonio Batista Fernandes de Valério, Universidade Federal do Rio Janeiro

Geógrafo e mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Núbia Beray Armond, Universidade de Indiana

Licenciada em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ - São Gonçalo (2011), mestre (2014) e doutora (2018) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP - Presidente Prudente.  Professora Assistente da Universidade de Indiana.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

FALEIRO, G. T. de J.; FERREIRA, G. C.; CASTRO, F. A. R. de; VALÉRIO, A. B. F. de; ARMOND, N. B. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS ENCHENTES E INUNDAÇÕES: AS EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 95–111, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510171663. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71663. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos