USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO E A DISPOSIÇÃO DOS ESGOTOS SANITÁRIOS NA BACIA DO RIO ITACORUBI, FLORIANÓPOLIS/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510071120

Palavras-chave:

Expansão urbana, Formas de esgotamento sanitário, Bacia hidrográfica

Resumo

Este trabalho discute a relação do uso e ocupação do solo na bacia do rio Itacorubi, Florianópolis/SC, com as formas de disposição de esgotos. Esta relação permite inferir a qualidade das águas superficiais na bacia. Para isso, foram elaborados mapas na escala 1.50.000 dos usos e ocupações do solo e das formas de disposição de esgotos na bacia. O uso e a ocupação foram mapeados a partir de interpretação visual de ortofotos digitais. As formas de disposição de esgotos foram levantadas a partir de pesquisas em órgãos públicos e de levantamentos de campo. O cruzamento destes mapas mostrou que a área de ocupação urbana mais densa e antiga da bacia possui as melhores formas de disposição de esgotos sanitários, enquanto a ocupação mais recente presente nas cabeceiras da bacia é irregular e possui muitos casos de disposição de esgotos in natura nos cursos d’água. Infelizmente, pela posição da ocupação irregular nas cabeceiras, ela compromete a qualidade da água para jusante. Destaca-se que o uso da metodologia de cruzamento de classes de uso e ocupação do solo e de formas de disposição de esgoto com utilização da generalização cartográfica na escala 1:25.000 foi adequado para o objetivo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Teixeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental- UDESC (2023), na linha de pesquisa Análise e Gestão Ambiental. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vince, Licenciado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos. Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Franca. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade de Capivari -Fucap. Especialista em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Catarina- Unisul, Especialista em Orientação Escolar e Supervisão-Faveni, Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vince, Especialista em Educação a distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vince. Experiência em orientações de estágio curricular e cursos técnicos.

Edna Lindaura Luiz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geografia (Linha utilização e Conservação dos Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Geografia F´ísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos de massa e hidrologia de encosta, características e processos do meio físico, avaliação de impactos ambientais, áreas de risco geoambiental.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

TEIXEIRA, D.; LUIZ, E. L. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO E A DISPOSIÇÃO DOS ESGOTOS SANITÁRIOS NA BACIA DO RIO ITACORUBI, FLORIANÓPOLIS/SC. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 254–268, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510071120. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71120. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos