USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO E A DISPOSIÇÃO DOS ESGOTOS SANITÁRIOS NA BACIA DO RIO ITACORUBI, FLORIANÓPOLIS/SC
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071120Palavras-chave:
Expansão urbana, Formas de esgotamento sanitário, Bacia hidrográficaResumo
Este trabalho discute a relação do uso e ocupação do solo na bacia do rio Itacorubi, Florianópolis/SC, com as formas de disposição de esgotos. Esta relação permite inferir a qualidade das águas superficiais na bacia. Para isso, foram elaborados mapas na escala 1.50.000 dos usos e ocupações do solo e das formas de disposição de esgotos na bacia. O uso e a ocupação foram mapeados a partir de interpretação visual de ortofotos digitais. As formas de disposição de esgotos foram levantadas a partir de pesquisas em órgãos públicos e de levantamentos de campo. O cruzamento destes mapas mostrou que a área de ocupação urbana mais densa e antiga da bacia possui as melhores formas de disposição de esgotos sanitários, enquanto a ocupação mais recente presente nas cabeceiras da bacia é irregular e possui muitos casos de disposição de esgotos in natura nos cursos d’água. Infelizmente, pela posição da ocupação irregular nas cabeceiras, ela compromete a qualidade da água para jusante. Destaca-se que o uso da metodologia de cruzamento de classes de uso e ocupação do solo e de formas de disposição de esgoto com utilização da generalização cartográfica na escala 1:25.000 foi adequado para o objetivo proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Teixeira, Edna Lindaura Luiz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.