BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CACEQUI/RS DE 1985 A 2020: EFEITOS DO FENÔMENO ENOS E DA MUDANÇA NA COBERTURA DA TERRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071000Palavras-chave:
PCA, Correlação linear, Disponibilidade hídrica, Paisagens campestresResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o impacto das mudanças nas classes de cobertura da terra no Balanço Hídrico Climatológico (BHC) do município de Cacequi/RS durante os anos 1985 a 2020, em intervalos de 5 anos, a sua correlação com uma análise de componentes principais (PCA) do BHC e sua relação com o fenômeno ENOS. Os resultados de BHC, PCA e os parâmetros de declividade, classificação de solos e cobertura da terra foram correlacionados pelo método de Pearson e inseridos em planilhas, com uma coluna de Índice de Oscilação Sul. Diante dos resultados, a variabilidade do BHC pode ser explicada principalmente pelas alterações na cobertura de terra, em que áreas agrícolas oscilam entre os dois extremos hídricos (déficit e excedente), enquanto áreas de vegetação nativa promovem uma regularização no sistema hídrico e os efeitos de ENOS atuaram com o agravamento de reações extremas dentro do BHC em déficit (La Niña) e excedente (El Niño). Desta forma, ressalta-se a importância das áreas de vegetação nativa para regular a disponibilidade hídrica. Também, o agravamento de eventos extremos identificado pode ter sinergia com os efeitos da mudança climática, o que se recomenda novos estudos sequenciais para redução dos níveis de incerteza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudia Elisa Lanes Dorneles Souza, Rafael Cabral Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.