CONDICIONANTES GEOGRÁFICAS DO VALOR DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO – PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510070777Palavras-chave:
Mercado imobiliário, Precificação de imóveis, Sistemas de Informações GeográficasResumo
O valor dos imóveis é um indicador que possui influência de fatores intrínsecos e extrínsecos, ou seja, características próprias dos imóveis que são avaliadas pelos corretores e características do entorno, que podem ser aspectos naturais ou urbanísticos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é compreender as inter-relações entre o valor dos imóveis e as condicionantes geográficas (naturais e de infraestrutura urbana) na cidade Francisco Beltrão. Os procedimentos metodológicos foram em quatro etapas: 1) fundamentação teórica; 2) diagnóstico do valor dos imóveis residenciais; 3) diagnóstico das condicionantes geográficas; 4) correlações entre o valor dos imóveis e as condicionantes geográficas. A partir dos coeficientes obtidos, é possível afirmar que as oito variáveis analisadas possuem alguma influência sobre o preço dos imóveis, embora os valores de correlação sejam fracos e demonstrem que nenhuma das variáveis é determinante. Dentre as variáveis naturais, a distância em relação a rede de drenagem influencia mais no valor dos imóveis do que declividade, orientação de vertentes e hipsometria. Dentre as variáveis de infraestrutura urbana, as distâncias em relação ao centro de serviços e dos eixos de comércio influenciam mais no valor dos imóveis do que as distâncias dos parques de lazer e dos centros comunitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliano Andres, Elvis Rabuske Hendges, Fabiano André Marion, Fernando Cesar Manosso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.