SIMBOLOGIA CARTOGRÁFICA EM MAPAS TEMÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Marcos Farias de Holanda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Andréa Pereira Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-4251-5312

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869967

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia, Representação cartográfica, Situações-problema

Resumo

A simbologia cartográfica é composta por uma variedade de elementos gráficos empregados pela Cartografia para facilitar a comunicação visual no processo de representação espacial. A familiarização com a simbologia cartográfica desde o ensino fundamental é crucial para desenvolver cidadãos proficientes na leitura de mapas. Este artigo relata o planejamento e a implementação de uma proposta de ensino- aprendizagem para a leitura da simbologia cartográfica em mapas temáticos do Brasil por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. No planejamento adotou-se os pressupostos do alinhamento construtivo e para a dinâmica de ensino foi adotado o modelo de sala de aula invertida, com auxílio de roteiros de aprendizagem e de resolução de situações-problemas, tendo como suporte mapas temáticos do Brasil para a identificação das relações e das variáveis visuais, assim como dos modos de implantação utilizados na representação dos fenômenos. Os resultados obtidos evidenciaram progresso dos estudantes em relação à aprendizagem dos conteúdos, sobretudo, na identificação das relações e das variáveis visuais. A pesquisa também apontou para a necessidade de ajustes na carga horária, pois o tempo das aulas de Geografia é insuficiente para que os grupos realizem discussões mais profundas imediatamente após a resolução das situações-problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Farias de Holanda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Licenciatura em Geografia pela Instituição Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Andréa Pereira Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET). Tenho doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e meus principais interesses de pesquisa são: Metodologias e Ferramentas para resolução de problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Design de Aprendizagem, Pensamento Computacional, Educação em Computação e Processos de Desenvolvimento de Produtos Educacionais. Eu sou líder do Grupo de Pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN).

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

HOLANDA, M. F. de; MENDONÇA, A. P. SIMBOLOGIA CARTOGRÁFICA EM MAPAS TEMÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 303–323, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869967. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69967. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos