SIMBOLOGIA CARTOGRÁFICA EM MAPAS TEMÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869967Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cartografia, Representação cartográfica, Situações-problemaResumo
A simbologia cartográfica é composta por uma variedade de elementos gráficos empregados pela Cartografia para facilitar a comunicação visual no processo de representação espacial. A familiarização com a simbologia cartográfica desde o ensino fundamental é crucial para desenvolver cidadãos proficientes na leitura de mapas. Este artigo relata o planejamento e a implementação de uma proposta de ensino- aprendizagem para a leitura da simbologia cartográfica em mapas temáticos do Brasil por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. No planejamento adotou-se os pressupostos do alinhamento construtivo e para a dinâmica de ensino foi adotado o modelo de sala de aula invertida, com auxílio de roteiros de aprendizagem e de resolução de situações-problemas, tendo como suporte mapas temáticos do Brasil para a identificação das relações e das variáveis visuais, assim como dos modos de implantação utilizados na representação dos fenômenos. Os resultados obtidos evidenciaram progresso dos estudantes em relação à aprendizagem dos conteúdos, sobretudo, na identificação das relações e das variáveis visuais. A pesquisa também apontou para a necessidade de ajustes na carga horária, pois o tempo das aulas de Geografia é insuficiente para que os grupos realizem discussões mais profundas imediatamente após a resolução das situações-problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Farias de Holanda, Andréa Pereira Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.