GEORROTEIRO DA COMUNIDADE DAS TRÊS BARRAS, MORRO GRANDE - SC: EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO E TURÍSTICO PARA VALORIZAR A GEODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869953Palavras-chave:
Geografia, Geoeducação, Diversidade abiótica, Geoturismo, Roteiro educativoResumo
Diversos espaços possuem potencial educativo para serem explorados além da sala de aula. O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, notado por sua geodiversidade, apresenta possibilidades para abordagem de conteúdos geográficos. Os elementos abióticos que compõem a paisagem podem ser utilizados como conteúdo geográfico e são explorados por atividades turísticas. A Bacia Hidrográfica, onde está localizada a comunidade das Três Barras, município de Morro Grande, SC, é composta por três vales bem encaixados, formando cânions, característicos da paisagem na região. Este trabalho objetiva apresentar um roteiro educativo e turístico para a bacia, destacando elementos potenciais para ensinar geodiversidade fora da sala de aula. Para a construção do georroteiro, foram realizados campo e coletados pontos de interesse com o aplicativo SW Maps. Para elaboração do mapa, os pontos foram processados no software Qgis. Utilizou-se o Modelo Digital de Terreno de Santa Catarina, e as malhas cartográficas do IBGE para compor a base de dados. O roteiro destaca os processos fluviais desde o alto curso até a confluência, formando o rio principal, identificando as diferentes formas no padrão dos canais. Além dos conteúdos geográficos, o roteiro contribui para valorizar e conservar a geodiversidade, e com a promoção do turismo sustentável do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jairo Valdati, Thales Vargas Furtado, Bernardo Simon Provedan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.