GEORROTEIRO DA COMUNIDADE DAS TRÊS BARRAS, MORRO GRANDE - SC: EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO E TURÍSTICO PARA VALORIZAR A GEODIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869953

Palavras-chave:

Geografia, Geoeducação, Diversidade abiótica, Geoturismo, Roteiro educativo

Resumo

Diversos espaços possuem potencial educativo para serem explorados além da sala de aula. O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, notado por sua geodiversidade, apresenta possibilidades para abordagem de conteúdos geográficos. Os elementos abióticos que compõem a paisagem podem ser utilizados como conteúdo geográfico e são explorados por atividades turísticas. A Bacia Hidrográfica, onde está localizada a comunidade das Três Barras, município de Morro Grande, SC, é composta por três vales bem encaixados, formando cânions, característicos da paisagem na região. Este trabalho objetiva apresentar um roteiro educativo e turístico para a bacia, destacando elementos potenciais para ensinar geodiversidade fora da sala de aula. Para a construção do georroteiro, foram realizados campo e coletados pontos de interesse com o aplicativo SW Maps. Para elaboração do mapa, os pontos foram processados no software Qgis. Utilizou-se o Modelo Digital de Terreno de Santa Catarina, e as malhas cartográficas do IBGE para compor a base de dados. O roteiro destaca os processos fluviais desde o alto curso até a confluência, formando o rio principal, identificando as diferentes formas no padrão dos canais. Além dos conteúdos geográficos, o roteiro contribui para valorizar e conservar a geodiversidade, e com a promoção do turismo sustentável do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Valdati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Programa de pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Geologia dellAmbiente e del Territorio - Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (2005). O Título de doutorado foi reconhecido no Brasil, em Geografia Física, pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e colabora com a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália. Atua nos programas de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - mestrado e doutorado (PPGPLAN- UDESC) e Programa de Pós-Graduação em Geografia - mestrado e doutorado (PPGG - UFSC). É líder do Grupo de pesquisa em estrutura, dinâmica e conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade ? BIOGEO. Atua na área de Biogeografia e Geomorfologia.

Thales Vargas Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Mestre em geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do grupo de pesquisa em estrutura, dinâmica e conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade - BIOGEO.

Bernardo Simon Provedan, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, na linha de pesquisa de Análise e Gestão Ambiental. Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Nesse período foi bolsista PET entre 2016-2018 atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Realizou monitoria no período de 2018 a 2019 nas disciplinas de Geografia Ragional II, Biogeografia e Estatística para Geografia. Estagiou também no ano de 2019 no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Integrante do grupo de pesquisa em estrutura, dinâmica e conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade (BIOGEO) na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

VALDATI, J.; FURTADO, T. V.; PROVEDAN, B. S. GEORROTEIRO DA COMUNIDADE DAS TRÊS BARRAS, MORRO GRANDE - SC: EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO E TURÍSTICO PARA VALORIZAR A GEODIVERSIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 268–283, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869953. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69953. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos