INFLUÊNCIA DO USO E COBERTURA DO SOLO NO POTENCIAL DA CARGA ÁCIDA RENAL (PRAL) DA ÁGUA BRUTA: UM ESTUDO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS MANTENEDORAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA – MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869855

Palavras-chave:

Recurso hídrico, Agricultura e sistema de produção, Geotecnologia, Manejo do solo

Resumo

O estudo avalia a relação do uso e cobertura do solo e o Potencial da Carga Ácida Renal (PRAL), dos três pontos de captação de água bruta para abastecimento público do município de Tangará da Serra, Mato Grosso, rio Sepotuba, córregos Russo e Queima-Pé. Os mapas foram elaborados a partir de imagens do satélite Landsat-8, de 2021, sendo realizado recorte e classificação do uso e ocupação do solo. Foram coletadas amostras de água bruta durante um ciclo hidrológico completo. Os resultados de cada amostra, a partir da análise de determinadas variáveis, foram aplicados no algoritmo do PRAL (SO42-, CL-, K+, Mg+2, Na+ e Ca+2) e através da correlação de Pearson (r) comparados com as três maiores áreas (%) de uso e cobertura (agropecuária, floresta e urbanização). O uso e ocupação do solo influência nos valores de PRAL, assim como o regime de chuvas. A agropecuária e urbanização proporcionaram aumento nos valores de PRAL principalmente no período de chuva e seca, respectivamente. Quando o solo é ocupado por floresta, há uma redução nos valores de PRAL, não sendo observado acúmulo de fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cloretos, sulfatos e sódio na água, indicando que esses componentes são de origem antrópica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lima da Silva Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso, no ano de 2011. Atualmente estou finalizando meu mestrado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, UNEMAT, Tangará da Serra-MT.

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007), Concentração Irrigação e Drenagem. Professor Adjunto do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias, no Campus da UNEMAT de Nova Mutum. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua - Polo UNEMAT/Cuiabá). É Assessor de Pesquisa e Pós Graduação do Campus da UNEMAT de Nova Mutum e Membro do Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, na área de Engenharias. Atua nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos; Qualidade e Reúso das Águas; Manejo de Irrigação; Automação, Instrumentação e Controle Agrícola e Industrial, Hidrologia. É colaborador da Fap-DF na avaliação de projetos e relatórios de pesquisa. Revisor de diversos periódicos científicos. Coordena projetos de pesquisa e extensão. Atua como perito e consultor via PROEC/UNEMAT. Orienta projetos de pós doutorado.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

ALVES, J. L. da S.; QUEIROZ, T. M. de. INFLUÊNCIA DO USO E COBERTURA DO SOLO NO POTENCIAL DA CARGA ÁCIDA RENAL (PRAL) DA ÁGUA BRUTA: UM ESTUDO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS MANTENEDORAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA – MT. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 251–267, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869855. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69855. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos