ALÉM DO OLHAR: PAISAGENS GEOFOTOGRAFADAS DE ILHÉUS, NO SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869656

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é examinar paisagens de Ilhéus, no sul da Bahia, a partir de uma perspectiva geofotográfica como realidades objetivas, considerando seu significado e de que maneira estão carregadas de sentido para seus habitantes. É uma pesquisa qualitativa que tem a fenomenologia como caminho metodológico, como também, essa perspectiva para a análise de cunho geográfico-humanista das paisagens geofotografadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, buscamos embasamento teórico-conceitual, selecionamos paisagens ilheenses significativas a partir da nossa experiência no lugar e as analisamos de acordo com a orientação metodológica escolhida. Assim, foram quatro paisagens analisadas: o Morro do Outeiro de São Sebastião, que é considerado o marco inicial da vila de São Jorge dos Ilhéus colônia, portanto, muito importante na história da ocupação portuguesa do lugar. O cacau, que representa o crescimento econômico de Ilhéus, como também, sua vida social, cultural e política, mas, principalmente, o modo de vida dos seus habitantes. A Catedral de São Sebastião, que simbolizou a riqueza do lugar no passado e a grande fé católica dos ilheenses até hoje. O escritor Jorge Amado, que divulgou mundialmente a cultura singular da paisagem cacaueira regional, escrevendo seus romances com o enredo guiado pelo cacau e inspirado pelos habitantes, lugares, coisas, acontecimentos, enfim, pela cultura urbano-regional cacaueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1988). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro/São Paulo (2009). É Professora Titular na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/Ilhéus, BA. Tem experiência na área de educação geográfica, com ênfase em Geografia Humanista, atuando principalmente nas seguintes áreas: documentação, normalização e redação técnico-científica, ensino da pesquisa em Geografia, ensino de Geografia, Geografia e Literatura e Percepção em Geografia.

Jorge Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Passo Fundo - UPF (1989), mestrado em Agronomia - área de Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1998) e doutorado em Geografia - área de Organização do Espaço, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - IGCE/UNESP-RC (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, lotado no Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais-DCAA, atuando nas disciplinas Administração Rural (Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária), Gestão Empresarial do Agronegócio (Engenharia Agronômica) e Formação Territorial e Econômica do Brasil (Geografia). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase na área da socieconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do agronegócio, desenvolvimento rural, administração rural, gestão agroindustrial e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

CHIAPETTI, R. J. N.; CHIAPETTI, J. ALÉM DO OLHAR: PAISAGENS GEOFOTOGRAFADAS DE ILHÉUS, NO SUL DA BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 237–250, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869656. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69656. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos