ALÉM DO OLHAR: PAISAGENS GEOFOTOGRAFADAS DE ILHÉUS, NO SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869656Resumo
O objetivo dessa pesquisa é examinar paisagens de Ilhéus, no sul da Bahia, a partir de uma perspectiva geofotográfica como realidades objetivas, considerando seu significado e de que maneira estão carregadas de sentido para seus habitantes. É uma pesquisa qualitativa que tem a fenomenologia como caminho metodológico, como também, essa perspectiva para a análise de cunho geográfico-humanista das paisagens geofotografadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, buscamos embasamento teórico-conceitual, selecionamos paisagens ilheenses significativas a partir da nossa experiência no lugar e as analisamos de acordo com a orientação metodológica escolhida. Assim, foram quatro paisagens analisadas: o Morro do Outeiro de São Sebastião, que é considerado o marco inicial da vila de São Jorge dos Ilhéus colônia, portanto, muito importante na história da ocupação portuguesa do lugar. O cacau, que representa o crescimento econômico de Ilhéus, como também, sua vida social, cultural e política, mas, principalmente, o modo de vida dos seus habitantes. A Catedral de São Sebastião, que simbolizou a riqueza do lugar no passado e a grande fé católica dos ilheenses até hoje. O escritor Jorge Amado, que divulgou mundialmente a cultura singular da paisagem cacaueira regional, escrevendo seus romances com o enredo guiado pelo cacau e inspirado pelos habitantes, lugares, coisas, acontecimentos, enfim, pela cultura urbano-regional cacaueira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti, Jorge Chiapetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.