GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: PROPOSTA PRÁTICO-PEDAGÓGICA COM O USO DO WINDY
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668993Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Recurso didático, Tecnologias digitais, ClimatologiaResumo
O trabalho tem como objetivo propor sugestões práticos-pedagógicas com o uso do Windy no ensino de Climatologia Geográfica para os conteúdos do 6 ano do ensino fundamental. A escolha do programa Windy deve-se à facilidade de acesso, gratuidade e bem como, seu rico potencial exploratório de informações climatológicas que podem ser incorporadas nas aulas de Geografia. A proposta é direcionada para a turma de 6 ano, uma vez que o currículo de Geografia para esse público inclui conteúdos relacionados à Climatologia. A pesquisa tem o enfoque qualitativo. O percurso metodológico incluiu as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica; b) compilação e análise de informação no Windy e na BNCC; c) síntese dos dados coletados e elaboração de figuras e atividade avaliativa. Pode-se inferir que esse software pode ser um potencializador do processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e dinâmico dos conteúdos de climatologia, a saber: Tempo Atmosférico; Zonas Climáticas; Radiação Solar; Sistema de circulação da atmosfera; Elementos climáticos (temperatura do ar, umidade e pressão); Fatores climáticos (latitude, altitude, maritimidade, relevo vegetação e impactos humanos no clima.
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