GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: PROPOSTA PRÁTICO-PEDAGÓGICA COM O USO DO WINDY

Autores

  • Alda Cristina de Ananias Araujo Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-2170-8038
  • Carlos Sait Pereira de Andrade Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668993

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Recurso didático, Tecnologias digitais, Climatologia

Resumo

O trabalho tem como objetivo propor sugestões práticos-pedagógicas com o uso do Windy no ensino de Climatologia Geográfica para os conteúdos do 6 ano do ensino fundamental. A escolha do programa Windy deve-se à facilidade de acesso, gratuidade e bem como, seu rico potencial exploratório de informações climatológicas que podem ser incorporadas nas aulas de Geografia. A proposta é direcionada para a turma de 6 ano, uma vez que o currículo de Geografia para esse público inclui conteúdos relacionados à Climatologia. A pesquisa tem o enfoque qualitativo. O percurso metodológico incluiu as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica; b) compilação e análise de informação no Windy e na BNCC; c) síntese dos dados coletados e elaboração de figuras e atividade avaliativa.  Pode-se inferir que esse software pode ser um potencializador do processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e dinâmico dos conteúdos de climatologia, a saber: Tempo Atmosférico; Zonas Climáticas; Radiação Solar; Sistema de circulação da atmosfera; Elementos climáticos (temperatura do ar, umidade e pressão); Fatores climáticos (latitude, altitude, maritimidade, relevo vegetação e impactos humanos no clima.

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Biografia do Autor

Alda Cristina de Ananias Araujo, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella (2017.1-2021.2). Bolsista CAPES e Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - PPGGEO (Biênio 2023-2025), na área de Organização do Espaço e Educação Geográfica. Ex-participante/ bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID, (2018- 2020). Desenvolve pesquisa em Geografia, com ênfase em ensino de Geografia física e análise de livros didáticos. Ex Participante/Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2020-2021/2021-2022) com linha de pesquisa voltada ensino dos aspectos físicos-naturais. Tem interesse nos temas: Ensino em Geografia Física, Recursos didáticos no ensino de Geografia física e análise de livros didáticos de Geografia Geodiversidade e Geotecnologias no ensino de Geografia.

Carlos Sait Pereira de Andrade, Universidade Federal do Piauí

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1989). É professor de Geografia na Universidade Federal do Piauí desde 1992. Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia e Clima Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, clima urbano e ensino de geografia física.

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

ARAUJO, A. C. de A.; ANDRADE, C. S. P. de. GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: PROPOSTA PRÁTICO-PEDAGÓGICA COM O USO DO WINDY. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 286–304, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668993. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68993. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos