FOME, ASSISTÊNCIA ALIMENTAR E DIREITOS NO BRASIL: POLÍTICAS DA VIDA COTIDIANA NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668682

Palavras-chave:

Assistência alimentar, Direito, Fome, Políticas da vida, Covid-19

Resumo

A fome é um problema presente na história brasileira desde a sua formação territorial e que pode ser mitigada ou agravada a partir de decisões e determinadas conjunturas, como a política econômica ultraliberal implantada, sobretudo desde 2016. Com o aumento dos índices de fome no Brasil provocado pela ausência de políticas públicas efetivas para lidar com a questão durante a pandemia de COVID-19, a sociedade civil se mobilizou ainda mais para promover assistência alimentar. Alicerçado nessa constatação, a proposta deste artigo é analisar a assistência alimentar tensionando a dicotomia entre direito e assistência. As ações são difusas e muito diferentes entre si, por isso realizou-se um recorte partindo do entendimento dos próprios grupos entrevistados de que a saída efetiva da fome não ocorre no ato de doar e, sim, em uma mudança estrutural. A partir de revisão bibliográfica, entrevistas e análise de dados, conclui-se que existe uma potência política dentro desses movimentos, concebendo política como uma politização da vida cotidiana a qual vai além dos aparatos públicos governamentais e direitos constitucionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lis Furlani Blanco , National Renewable Energy Laboratory

    Doutora em Antropologia pela Unicamp. Analista de políticas no Laboratório Naciona de Energia Renovável- Denver/EUA. 

  • Adriana Salay Leme, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em História pela Universidade Estadual de São Paulo. Pesquisa a vida e obra de Josué de Castro. 

  • Livia Cangiano Antipon, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Geografia pelo departamento de Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. 

  • José Raimundo Sousa Ribeiro Junior, Universidade Federal do ABC

    Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de São Paulo. Projessor Adjunto na Universidade Federal do ABC- Campus São Berbardo do Campo. 

Downloads

Publicado

05-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BLANCO , Lis Furlani; LEME, Adriana Salay; ANTIPON, Livia Cangiano; RIBEIRO JUNIOR, José Raimundo Sousa. FOME, ASSISTÊNCIA ALIMENTAR E DIREITOS NO BRASIL: POLÍTICAS DA VIDA COTIDIANA NA PANDEMIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 196–211, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68682. Acesso em: 16 jun. 2025.