ANÁLISE INTRAURBANA DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL E FATORES ASSOCIADOS DOS CRIMES LETAIS E NÃO LETAIS CONTRA AS MULHERES EM SÃO LUÍS - MA

Autores

  • Izani Gonçalves dos Santos Pereira Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-0809-3902
  • Isaias Pereira da Silva Gonçalves Universidade Federal do Maranhão
  • Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668621

Palavras-chave:

Mulheres, Crimes violentos, Análise Espacial, São Luís

Resumo

A violência contra a mulher é uma violação aos Direitos Humanos de graves consequências, portanto, deve ser monitorada através das políticas públicas de segurança e saúde e subsidiada por distintas áreas de conhecimento. Desta forma, o presente artigo analisou a dinâmica espaço-temporal dos crimes violentos contra as mulheres e fatores associados, ocorridos no período de 2014 a 2019, no município de São Luís (MA). Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com dados provenientes do “Programa de Avaliação e Monitoramento da Violência contra Mulheres na Grande São Luís”. Utilizou-se análise espacial para geração de produtos cartográficos além dos gráficos. Observou-se que os crimes analisados em São Luís se aglomeram, sobretudo, na região urbana do município, com intenso uso de arma de fogo.  Concentrando-se em maior parte no período noturno, entre 18h e 24h, perpetrados, principalmente, contra mulheres de 19 a 40 anos de idade.  Concluiu-se que as violências contra as mulheres em São Luís mostram-se preocupantes e alarmantes, necessitando de ampliação de políticas públicas para abranger todo o município, com eficiência e eficácia dos equipamentos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izani Gonçalves dos Santos Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Geógrafa. Me. pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFMA)

Isaias Pereira da Silva Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão

Geógrafo. Me. pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFMA)

Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Geografia. Professora da Universidade Federal do Maranhão (Graduação em Geografia/UFMA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFMA)

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

PEREIRA, I. G. dos S.; GONÇALVES, I. P. da S.; RODRIGUES, Z. M. R. ANÁLISE INTRAURBANA DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL E FATORES ASSOCIADOS DOS CRIMES LETAIS E NÃO LETAIS CONTRA AS MULHERES EM SÃO LUÍS - MA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 121–139, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668621. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68621. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos