ANÁLISE INTRAURBANA DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL E FATORES ASSOCIADOS DOS CRIMES LETAIS E NÃO LETAIS CONTRA AS MULHERES EM SÃO LUÍS - MA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668621Palavras-chave:
Mulheres, Crimes violentos, Análise Espacial, São LuísResumo
A violência contra a mulher é uma violação aos Direitos Humanos de graves consequências, portanto, deve ser monitorada através das políticas públicas de segurança e saúde e subsidiada por distintas áreas de conhecimento. Desta forma, o presente artigo analisou a dinâmica espaço-temporal dos crimes violentos contra as mulheres e fatores associados, ocorridos no período de 2014 a 2019, no município de São Luís (MA). Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com dados provenientes do “Programa de Avaliação e Monitoramento da Violência contra Mulheres na Grande São Luís”. Utilizou-se análise espacial para geração de produtos cartográficos além dos gráficos. Observou-se que os crimes analisados em São Luís se aglomeram, sobretudo, na região urbana do município, com intenso uso de arma de fogo. Concentrando-se em maior parte no período noturno, entre 18h e 24h, perpetrados, principalmente, contra mulheres de 19 a 40 anos de idade. Concluiu-se que as violências contra as mulheres em São Luís mostram-se preocupantes e alarmantes, necessitando de ampliação de políticas públicas para abranger todo o município, com eficiência e eficácia dos equipamentos públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Izani Gonçalves dos Santos Pereira, Isaias Pereira da Silva Gonçalves, Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.