FLUXOS (I)MATERIAIS DO TRANSPORTE FLUVIAL E DA TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE NAS ESCOLAS DE MANAUS (AM): O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ÀS MARGENS DO RIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259768382Palavras-chave:
Escola ribeirinha, Transporte escolar, RedeResumo
O presente artigo trata-se de uma pesquisa de iniciação científica realizada entre 2020 e 2021 sobre as escolas ribeirinhas, tendo a Escola José Sobreira do Nascimento como estudo de caso. Essas instituições foram entendidas como fixos de uma rede de fluxos materiais e imateriais que possibilitam o ensino fundamental e médio na área rural do município de Manaus. Para isso, as redes de transporte fluvial escolar e transmissão de aulas foram investigadas, já que essa circulação possibilita o acesso das comunidades ribeiras aos conteúdos educacionais das secretarias municipal e estadual de educação. Essa abordagem se deu em decorrência da organização da escola baseada nos fluxos estudados e nas possibilidades de entendê-la como um ponto numa rede de relações, demonstrando como o sistema escolar se relaciona com o território amazônico. Apesar dos empecilhos enfrentados durante o isolamento social e a consequente suspensão das aulas, essa pesquisa permitiu refletir sobre o planejamento das instituições de ensino ribeirinhas a partir de sua relação com os demais componentes das redes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bianca da Silva Doza, Ricardo José Batista Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.