INFLUÊNCIAS DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) E DA OSCILAÇÃO DECENAL DO PACÍFICO (ODP) NA VARIABILIDADE DOS TOTAIS ANUAIS DE CHUVA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567458Palavras-chave:
Precipitação, Variabilidade, El Niño, La NiñaResumo
O regime excepcional das chuvas pode condicionar prejuízos de ordem econômica e social, especialmente relacionados ao abastecimento humano, à produção de alimento e à geração de energia. De modo a contribuir com a compreensão da variabilidade das chuvas, objetiva-se analisar as influências do ENOS e da ODP nos totais anuais de chuva em Goiás e no Distrito Federal, a partir dos dados pluviométricos de 40 estações da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os anos hidrológicos de 1975/1976 a 2015/2016. Os dados pluviométricos foram organizados e tratados de modo a retratar a frequência absoluta dos padrões de chuva que foram relacionados com as fases do ENOS e da ODP, sendo aplicado o Teste t de Student e realizada a Análise de Variância (ANOVA) para averiguar o nível de significância estatística. Os resultados evidenciaram que houve maior frequência do padrão chuvoso durante os anos considerados neutros e na condição de El Niño durante a fase quente da ODP. Houve maior frequência do padrão seco nas regiões pluviométricas ao norte da área de estudo e na região de Jataí durante a condição de La Niña em ambas as fases da ODP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Washington Silva Alves, João Batista Pereira Cabral, Diego Tarley Ferreira Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.