INFLUÊNCIAS DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) E DA OSCILAÇÃO DECENAL DO PACÍFICO (ODP) NA VARIABILIDADE DOS TOTAIS ANUAIS DE CHUVA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249567458

Palavras-chave:

Precipitação, Variabilidade, El Niño, La Niña

Resumo

O regime excepcional das chuvas pode condicionar prejuízos de ordem econômica e social, especialmente relacionados ao abastecimento humano, à produção de alimento e à geração de energia. De modo a contribuir com a compreensão da variabilidade das chuvas,  objetiva-se analisar as influências do ENOS e da ODP nos totais anuais de chuva em Goiás e no Distrito Federal, a partir dos dados pluviométricos de 40 estações da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os anos hidrológicos de 1975/1976 a 2015/2016. Os dados pluviométricos foram organizados e tratados de modo a retratar a frequência absoluta dos padrões de chuva que foram relacionados com as fases do ENOS e da ODP, sendo aplicado o Teste t de Student e realizada a Análise de Variância (ANOVA) para averiguar o nível de significância estatística. Os resultados evidenciaram que houve maior frequência do padrão chuvoso durante os anos considerados neutros e na condição de El Niño durante a fase quente da ODP. Houve maior frequência do padrão seco nas regiões pluviométricas ao norte da área de estudo e na região de Jataí durante a condição de La Niña em ambas as fases da ODP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Especialista em Gestão e Conservação do Meio Ambiente pela FMB (Faculdades Montes Belos) em 2010 e Mestre em Geografia pela UFG - Regional de Jataí (2014). Pesquisador do grupo de pesquisa "Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento (UFG). Atualmente é professor e coordenador do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Iporá. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Clima Rural, Clima Urbano e Ensino de Climatologia.

João Batista Pereira Cabral, Universidade Federal de Jataí

Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994). Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro (2001). Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pós-Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Jataí, Editor Chefe da revista científica Geoambiente On-line, pesquisador na área de Geociências com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Recursos Hídricos (Índice de Qualidade da Água e Índice de Estado Trófico); Aspectos Hidroclimáticos; Hidrossedimentologia; Geotecnologias Aplicada ao Estudo de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos

Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência profissional como consultor ambiental e docente de ensino superior, tendo atuado como consultor em geoprocessamento na Petrobrás e em Furnas Centrais Elétricas e docente na Faculdade Católica de Anápolis, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG - Câmpus Iporá). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás, atuando na área de Geografia Física e Geomática, com ênfase em Cartografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Climatologia. Também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina, orientando no Mestrado.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

ALVES, W. S.; CABRAL, J. B. P.; NASCIMENTO, D. T. F. INFLUÊNCIAS DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) E DA OSCILAÇÃO DECENAL DO PACÍFICO (ODP) NA VARIABILIDADE DOS TOTAIS ANUAIS DE CHUVA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 321–338, 2023. DOI: 10.14393/RCG249567458. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67458. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos