CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS ÁREAS RURAIS: PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EM BASE DE DADOS DE ACESSO LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566976Palavras-chave:
Economia ecológica, Desenvolvimento sustentável, Google Scholar, ResearchGateResumo
A atual escala de intervenção antrópica na dinâmica dos ecossistemas, principalmente nas áreas rurais, vem alterando o fluxo de benefícios providos pela água. Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) hídricos têm estimulado mudanças de comportamento ao compensar financeiramente proprietários rurais em troca da garantia do fornecimento de serviços ambientais. Sendo assim, por meio de uma pesquisa bibliométrica, buscou-se levantar as publicações brasileiras que abordam o tema PSA e a conservação dos recursos hídricos nas áreas rurais, utilizando para isso a base de dados de Acesso Livre Google Scholar, rede social ResearchGate e Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, com análise documental quantitativa. Os PSA vêm ocupando cada vez mais espaço na agenda ambiental brasileira por serem capazes de manter a relação sociedade e natureza em equilíbrio, se tornando fundamental a divulgação desse aprendizado nas mais variadas fontes de dados como forma de popularizar a ciência, ampliar o alcance da pesquisa, inspirar novas iniciativas e mobilizar os tomadores de decisão para o fortalecimento dessa importante política pública. Apesar das limitações do Google Scholar e ResearchGate, ambas as plataformas são úteis para dar visibilidade e ampliar o alcance das publicações científicas relacionadas aos temas ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liliane Lacerda, Ademir Kleber Morbeck de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.