THE NARRATIVES OF CAROLINA DE JESUS IN QUARTO DE DESPEJO: FROM CITY WRITINGS TO GEOGRAPHIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566759

Keywords:

Literature, Carolina de Jesus, City, Geographic education

Abstract

The narratives of Carolina de Jesus in Quarto de Despejo: Diário de uma favelada are a useful source for thinking about the city and its places as they contribute to the deepening of the research field in geographic education, both from an ontological and epistemological perspective. To do so, this article uses the literary text as a methodological option to enhance other ways of investigating the city, with repercussions in the process of geographic education. To this end, the work was chosen with the purpose to reflect on the writings of the city and the treatment with geographic education and it is conceived in a comprehensive proposition of interpretive basis. The analysis reveals that the geographies narrated in Quarto de Despejo entangle urban lives, intersect spaces, and dimension formative movements that permeate everyday life in marginalized spaces. This literature truly registers the spatiality of the slum and expresses the resistance, the living, and the personal-spatial experience of the person who narrates, reverberating as a useful element of formative composition to conceive geographic education.

Downloads

Author Biographies

  • Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia

    Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI / Serrinha), na Área de Prática de Ensino de Geografia. Professora do quadro permanente Do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET/UNEB) e do Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães. Licenciada em Geografia. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do Grupo de Pesquisa GEO(BIO)GRAFAR: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/PPGEduC/UNEB). Sócia efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph).

  • Joelma Gomes Ferreira, Universidade de São Paulo

    Mestre em Estudos Territoriais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais Universidade do Estado da Bahia (2021); Bacharela em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (2017); Cursando Especialização: MBA-Poli-USP Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields, ministrado pelo Departamento de Engenharia Química do(a) Escola Politécnica Cursando MBA em Gestão de Projetos na ESALQ - USP (2022).

  • Josias Silvano Barros, Instituto Federal da Paraíba

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB. Especialista em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental (UEPB) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Licenciado em Geografia (UEPB) e em Pedagogia (FAFIT). Bacharel em Comunicação Social - jornalismo (UEPB). Docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É envolvido em estudos que balizam o método (auto)biográfico, histórias de vida, formação docente e saberes e fazeres de professores de Geografia iniciantes. Circula por investigações e práticas que contemplam o ensino de Geografia e as diversas linguagens, como literatura de cordel e histórias em quadrinhos.

Published

2023-10-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PORTUGAL, Jussara Fraga; FERREIRA, Joelma Gomes; BARROS, Josias Silvano. THE NARRATIVES OF CAROLINA DE JESUS IN QUARTO DE DESPEJO: FROM CITY WRITINGS TO GEOGRAPHIC EDUCATION. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 49–66, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566759. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66759. Acesso em: 24 apr. 2025.