AS NARRATIVAS DE CAROLINA DE JESUS NO QUARTO DE DESPEJO: DOS ESCRITOS DA CIDADE À EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566759

Palavras-chave:

Literatura, Carolina de Jesus, Cidade, Educação Geográfica

Resumo

As narrativas de Carolina de Jesus, em Quarto de despejo: diário de uma favelada, inscrevem-se como profícua fonte para se pensar sobre a cidade e os seus lugares, ao passo que colaboram para o aprofundamento do campo de pesquisa em educação geográfica, tanto na perspectiva ontológica quanto na abordagem epistemológica. Em virtude disso, este artigo aciona o texto literário como opção metodológica para potencializar outros modos de investigações sobre a cidade, com repercussões no processo de educação geográfica. Para tanto, a obra elegida para fins de reflexões sobre os escritos da cidade e o trato com a educação geográfica concebe-se numa propositura compreensiva de base interpretativa. A análise revela que as geografias narradas em Quarto de despejos enredam vidas urbanas, entrecruzam espaços e dimensionam movimentos formativos que permeiam a vida cotidiana nos espaços marginalizados. Uma literatura-verdade que registra a espacialidade da favela e expressa a resistência, a vivência e a experiência pessoal-espacial da pessoa que narra, reverberando-se como profícuo elemento de composição formativa para se conceber a educação geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI / Serrinha), na Área de Prática de Ensino de Geografia. Professora do quadro permanente Do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET/UNEB) e do Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães. Licenciada em Geografia. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do Grupo de Pesquisa GEO(BIO)GRAFAR: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/PPGEduC/UNEB). Sócia efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph).

Joelma Gomes Ferreira, Universidade de São Paulo

Mestre em Estudos Territoriais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais Universidade do Estado da Bahia (2021); Bacharela em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (2017); Cursando Especialização: MBA-Poli-USP Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields, ministrado pelo Departamento de Engenharia Química do(a) Escola Politécnica Cursando MBA em Gestão de Projetos na ESALQ - USP (2022).

Josias Silvano Barros, Instituto Federal da Paraíba

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB. Especialista em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental (UEPB) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Licenciado em Geografia (UEPB) e em Pedagogia (FAFIT). Bacharel em Comunicação Social - jornalismo (UEPB). Docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É envolvido em estudos que balizam o método (auto)biográfico, histórias de vida, formação docente e saberes e fazeres de professores de Geografia iniciantes. Circula por investigações e práticas que contemplam o ensino de Geografia e as diversas linguagens, como literatura de cordel e histórias em quadrinhos.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

PORTUGAL, J. F.; FERREIRA, J. G.; BARROS, J. S. AS NARRATIVAS DE CAROLINA DE JESUS NO QUARTO DE DESPEJO: DOS ESCRITOS DA CIDADE À EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 49–66, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566759. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66759. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos