AS NARRATIVAS DE CAROLINA DE JESUS NO QUARTO DE DESPEJO: DOS ESCRITOS DA CIDADE À EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566759Palavras-chave:
Literatura, Carolina de Jesus, Cidade, Educação GeográficaResumo
As narrativas de Carolina de Jesus, em Quarto de despejo: diário de uma favelada, inscrevem-se como profícua fonte para se pensar sobre a cidade e os seus lugares, ao passo que colaboram para o aprofundamento do campo de pesquisa em educação geográfica, tanto na perspectiva ontológica quanto na abordagem epistemológica. Em virtude disso, este artigo aciona o texto literário como opção metodológica para potencializar outros modos de investigações sobre a cidade, com repercussões no processo de educação geográfica. Para tanto, a obra elegida para fins de reflexões sobre os escritos da cidade e o trato com a educação geográfica concebe-se numa propositura compreensiva de base interpretativa. A análise revela que as geografias narradas em Quarto de despejos enredam vidas urbanas, entrecruzam espaços e dimensionam movimentos formativos que permeiam a vida cotidiana nos espaços marginalizados. Uma literatura-verdade que registra a espacialidade da favela e expressa a resistência, a vivência e a experiência pessoal-espacial da pessoa que narra, reverberando-se como profícuo elemento de composição formativa para se conceber a educação geográfica.
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