ANÁLISE HIPSOMÉTRICA E MORFOESTRUTURAL DO DOMÍNIO VAZA-BARRIS, SERGIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466008

Palavras-chave:

Controle estrutural, Morfometria, Rede de drenagem

Resumo

Estudos de parâmetros morfométricos e morfoestruturais são essenciais para o entendimento da paisagem geomorfológica. Avaliam quantitativamente a dinâmica fisiográfica e a atuação da rede de drenagem nos modelados. O Domínio Vaza-Barris é uma unidade geotectônica inserida na Faixa de Dobramentos Sergipana e abrange os estados de Sergipe e Bahia. Inserem-se na unidade quatro bacias hidrográficas: Rio Sergipe, Rio Vaza-Barris, Rio Piauí e Rio Real. Essa pesquisa analisa os índices morfométricos de hipsometria e morfoestrutura aplicados nas áreas das quatro bacias hidrográficas, avaliando quantitativamente o comportamento da drenagem no processo evolutivo da paisagem morfológica e o controle litológico/estrutural na definição e arranjo espacial da drenagem. A metodologia consistiu na compilação dos dados existentes e na aquisição de novos dados através do processamento de imagens de satélite e Modelo Digital de Elevação, no tratamento e interpretação para a elucidação dos fatos. Os índices morfométricos revelaram a intensidade da atuação da rede de drenagem em consonância com a litoestrutura. Conclui-se que as singularidades estruturais, litológicas, tectônicas e fisiográficas interferiram na atuação da rede de drenagem sobre a esculturação do relevo do Domínio Vaza-Barris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Dinâmica Ambiental. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa DAGEO (Dinâmica Ambiental e Geomorfologia) nas Linhas de Pesquisa: Planejamento Geoambiental do Uso e Ocupação do Solo; Geomorfologia do Quaternário e Mudanças Climáticas.

Hélio Mário de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutor em Geografia Física pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia e do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão, onde leciona e orienta nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. No exercício da Advocacia, acumulou experiência em diversos campos do Direito, especialmente na área de Família e Sucessões, juntamente com a Assistência Judiciária Gratuita da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seccional Sergipe, no período 1995/2009. Como Geógrafo, filiado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, prestou consultorias para a Administração Estadual do Meio Ambiente - ADEMA, através do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Além de atuar como Perito Judicial da Justiça Federal - 3ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Sergipe, na definição dos limites territoriais dos municípios costeiros de Pirambu/Pacatuba em 2014/2015. Nomática exercício do Magistério Superior, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX, assessor ou na implementação das atividades do Projeto Formação Continuada do Educador - Área Te Educação e Ciências Sociais (Programa Xingó) na Semiárida do estado de Sergipe , junto a outras instituições porqueiras (CHESF, CNPq, UFRPE, UFAL, UFBA e UEFS), além do exercício de cargos e funções administrativas na Chefia do Departamento de Geografia em diversas gestões e Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB CAPES/MEC/UFS. Coordenação do Grupo de Pesquisa Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO) credenciado no CNPq e certificado pela UFS com desenvolvimento de projetos em várias linhas de pesquisa. Participou de intercambio universitário no exterior (Universidade de Granada/Espanha e vários congressos nacionais e internacionais como apresentação e publicação de trabalhos, além da autoria e organização de livros publicados no âmbito da Ciência Ge e Ciências Ambientais). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Cartografia Geográfica/Geomorfológica, aplicando nossos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário e Mudanças Ambientais; Geodiversidade, Geoconservação e Patrimônio Geomorfológico; Morfodinâmica de Praias; Erosão Costeira e Rural/Urbana; Riscos Naturais (Geomorfológico/Hidrológico); Dinâmica e Gestão de Bacias Hidrográficas; Clima Urbano e Geografia da Saúde; Planejamento e Ordenamento Territorial/Ambiental; SIG e Representações Cartográficas de Dados Espaciais. 

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

LIMA, L. P.; ARAÚJO, H. M. de. ANÁLISE HIPSOMÉTRICA E MORFOESTRUTURAL DO DOMÍNIO VAZA-BARRIS, SERGIPE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 133–150, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66008. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos