VARIAÇÕES SAZONAIS DO ÍNDICE DE TEMPERATURA EFETIVA (ITE) E ÍNDICE DE CALOR (IC) COM O USO DO SOLO EM ZONA URBANA NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365649

Palavras-chave:

Vegetação, Urbanização, Conforto térmico, Macapá

Resumo

Recentes estudos na Amazônia demonstram que a urbanização é o fator mais impactante dos padrões microclimáticos, contrastando com a redução da cobertura vegetal, o elemento mais relevante para a manutenção do conforto térmico. O objetivo da investigação é analisar a variação do índice de conforto térmico na cidade de Macapá-AP sob influência do uso e ocupação do solo, especialmente em relação à redução da cobertura vegetal. A metodologia de investigação consistiu na análise do índice de temperatura efetiva e Índice de calor como fatores preditivos do conforto térmico durante três períodos sazonais distintos: chuvoso (abril/2018), seca (novembro/2018) e de transição (junho/2019). Com esse propósito foram escolhidos estrategicamente cinco sítios urbanos geográfica e criteriosamente distribuídos ao longo dos eixos Nordeste-Sudoeste e Oeste-Leste da cidade, usando a técnica de classificação supervisionada e monitoramento de séries temporais da temperatura média e umidade relativa do ar. Os resultados sugerem que as áreas mais vegetadas evitam a extrapolação dos limites dos índices de conforto térmico (p<0,05), ratificando resultados similares da literatura registrados em outras cidades amazônicas. Assim, o Índice de Temperatura Efetiva variou entre confortável e desconfortável e o Índice de Calor variou entre confortável e cautela, apresentando amplitude espaço-sazonal térmica considerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Hugo Oliveira Moreira, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UNIFAP). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIFAP). Mestre em Ciências Ambientais (UNIFAP). 

Antonio Carlos Lola da Costa, Universidade Federal do Pará

Graduação em Bacharelado em Meteorologia. Especialização em Meteorologia Tropical. Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada). Doutorado em Engenharia Ambiental. Professor aposentado da Universidade Federal do Pará.

João de Athaydes Silva Júnior, Universidade Federal do Pará

Graduação em Meteorologia. Mestrado em Meteorologia. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. 

Alan Cavalcanti da Cunha, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Engenharia química. Especialização em Educação Ambiental. Especialização em Water Pollution Control for Southamerica Countries. Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento. 

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

MOREIRA, P. H. O.; COSTA, A. C. L. da; SILVA JÚNIOR, J. de A.; CUNHA, A. C. da. VARIAÇÕES SAZONAIS DO ÍNDICE DE TEMPERATURA EFETIVA (ITE) E ÍNDICE DE CALOR (IC) COM O USO DO SOLO EM ZONA URBANA NA AMAZÔNIA ORIENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 01–17, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365649. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65649. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos