INVENTÁRIO E AVALIAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259765555

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geossítio, Ibiapaba, Geoconservação, Sítios de Geodiversidade

Resumo

O Parque Nacional de Ubajara (Parna de Ubajara), Ceará, dispõe das principais feições cársticas do estado e do encontro entre a Depressão Sertaneja e o Glint da Ibiapaba. Apesar das potencialidades abióticas, fica evidenciado na literatura uma lacuna de conhecimento específico sobre esses elementos da geodiversidade. Nesse contexto, este artigo realiza o inventário e a avaliação quantitativa do geopatrimônio do Parna Ubajara, de acordo com critérios educativos, turísticos e científicos. No inventário foram utilizadas as metodologias de classificação segundo categorias temáticas pré-estabelecidas e de seleção de locais com características superlativas. A avaliação quantitativa seguiu o método do Sistema de Cadastro e Quantificação de Geossítios e Sítios da Geodiversidade do Serviço Geológico Brasileiro. Após as etapas de campo e laboratório foram inventariados onze locais de interesse geológico no Parna de Ubajara, os quais resumem a história geológica e são os melhores representantes das três categorias temáticas definidas. A avaliação quantitativa salientou a relevância do geopatrimônio ao classificar oito geossítios e três sítios da geodiversidade de relevância nacional. Salienta-se que esses locais devem ser foco de medidas de valorização e divulgação do geopatrimônio do Parna de Ubajara, contribuindo para a melhoria dos índices de conservação e das práticas educativas e turísticas já realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suedio Alves Meira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), com período sanduíche na Universidad de Zaragoza (Espanha) com Bolsa do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com dois período sanduíche no exterior, o primeiro alocado no curso de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho, Portugal (Bolsa Santander Luso-Brasileiro, 2012) e no segundo período alocado no curso de Geologia, também na Universidade do Minho (Bolsa Ciência sem Fronteiras, 2012-2013).

Marcos Antonio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pelo PPGG/UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Geoparque Aspirante Seridó e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema - Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico -, além dos livros Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar e Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, dentre outros como coautor.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

MEIRA, S. A.; NASCIMENTO, M. A. L. do; SILVA, E. V. da. INVENTÁRIO E AVALIAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 44–64, 2024. DOI: 10.14393/RCG259765555. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65555. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos