INVENTÁRIO E AVALIAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259765555Palavras-chave:
Geodiversidade, Geossítio, Ibiapaba, Geoconservação, Sítios de GeodiversidadeResumo
O Parque Nacional de Ubajara (Parna de Ubajara), Ceará, dispõe das principais feições cársticas do estado e do encontro entre a Depressão Sertaneja e o Glint da Ibiapaba. Apesar das potencialidades abióticas, fica evidenciado na literatura uma lacuna de conhecimento específico sobre esses elementos da geodiversidade. Nesse contexto, este artigo realiza o inventário e a avaliação quantitativa do geopatrimônio do Parna Ubajara, de acordo com critérios educativos, turísticos e científicos. No inventário foram utilizadas as metodologias de classificação segundo categorias temáticas pré-estabelecidas e de seleção de locais com características superlativas. A avaliação quantitativa seguiu o método do Sistema de Cadastro e Quantificação de Geossítios e Sítios da Geodiversidade do Serviço Geológico Brasileiro. Após as etapas de campo e laboratório foram inventariados onze locais de interesse geológico no Parna de Ubajara, os quais resumem a história geológica e são os melhores representantes das três categorias temáticas definidas. A avaliação quantitativa salientou a relevância do geopatrimônio ao classificar oito geossítios e três sítios da geodiversidade de relevância nacional. Salienta-se que esses locais devem ser foco de medidas de valorização e divulgação do geopatrimônio do Parna de Ubajara, contribuindo para a melhoria dos índices de conservação e das práticas educativas e turísticas já realizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suedio Alves Meira, Marcos Antonio Leite do Nascimento, Edson Vicente da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.