PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TEMPERATURAS MÍNIMAS MENSAIS PREJUDICIAIS E FAVORÁVEIS AOS CULTIVOS AGRÍCOLAS EM MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365064

Palavras-chave:

Séries temporais, Distribuição normal, Redução de riscos

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram verificar o ajuste das séries de dados de temperatura mínima mensal do ar (Tmin), de 47 municípios do Estado de Minas Gerais, às funções de distribuições de probabilidade normal, log-normal, gama e weibull; determinar, para cada série de dados, o valor de Tmin cuja probabilidade de ocorrência de Tmin menor ou igual a esse valor é de 90%; e elaborar mapas com a interpolação desses valores em isolinhas com diferença de 0,5ºC. Nas 564 séries de dados (47 municípios × 12 meses) de Tmin aplicou-se o teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov e determinou-se o valor de Tmin cuja probabilidade de ocorrência de Tmin menor ou igual a esse valor é de 90%. Os dados de Tmin se ajustam às distribuições normal, log-normal, gama e weibull. As estimativas dos parâmetros da distribuição normal (média e desvio padrão) podem ser utilizadas para determinar o valor de Tmin cuja probabilidade de ocorrência de Tmin menor ou igual a esse valor é de 90% e, para posterior elaboração de mapas com a interpolação desses valores de Tmin em isolinhas. As isolinhas são úteis para verificar a probabilidade de ocorrência de Tmin prejudicial ou favorável para culturas agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Morais Borges, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria.

Alberto Cargnelutti Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Concluiu o doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2002. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de Estatística Experimental, com ênfase em Técnicas Experimentais, Planejamento de Experimentos, Biometria aplicada ao Melhoramento Genética Vegetal e Climatologia Estatística. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Zea mays L., Phaseolus vulgaris L., avaliação de cultivares, precisão experimental, probabilidade, tamanho de amostra.

Murilo Vieira Loro, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

BORGES, R. de M.; CARGNELUTTI FILHO, A.; LORO, M. V. PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TEMPERATURAS MÍNIMAS MENSAIS PREJUDICIAIS E FAVORÁVEIS AOS CULTIVOS AGRÍCOLAS EM MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 196–212, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365064. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65064. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos