GEOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO VIRTUAL: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha Universidade Estadual de Montes Claros
  • Brenda Soares Ribeiro  Universidade Estadual de Montes Claros
  • Felipe Maurício Pereira de Jesus Universidade Estadual de Montes Claros
  • Samuel Carlos Santos Marques Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rahyan Carvalho Alves Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-7225-5959

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365050

Palavras-chave:

Trabalho de Campo, Pandemia, Geomorfologia Ambiental, Formação Docente, Montes Claros/MG

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar brevemente a experiência do trabalho de campo virtual realizado no ano de 2020, a partir da proposta da disciplina de Geomorfologia Ambiental, do curso de licenciatura em Geografia, de uma Universidade Estadual localizada no estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e apresentação de relato de experiência. Como resultado, constatamos que as áreas estudadas possuem um determinado grau de degradação, que necessitam de um planejamento estratégico para a preservação e manutenção dos seus recursos naturais. E que mesmo em tempos de reclusão, devido à pandemia da Covid-19, é possível realizar trabalhos de campo geográficos de maneira remota, uma vez que tal atividade se apresenta como essencial para a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda do Curso de Geografia.

Brenda Soares Ribeiro , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda do curso de Geografia.

Felipe Maurício Pereira de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando do Curso de Geografia.

Samuel Carlos Santos Marques, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando do Curso de Geografia.

Rahyan Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Outsider, Insider, Turismo, Educação Patrimonial, Patrimônio e as categorias Paisagem e Lugar, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor Efetivo da UNIMONTES, ministrando a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade e Subcoordenador do Cursinho Popular Darcy Ribeiro - Emancipa Unimontes. Professor da educação básica entre os anos 2010 a 2021, atuando no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos. Pareceristas de Revistas Científicas e membro do corpo editorial da Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas de concursos e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

ROCHA, V. . T. R.; RIBEIRO , B. S.; JESUS, F. M. P. de; MARQUES, S. C. S.; ALVES, R. C. GEOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO VIRTUAL: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 213–225, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365050. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65050. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos