GEOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO VIRTUAL: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha Universidade Estadual de Montes Claros
  • Brenda Soares Ribeiro  Universidade Estadual de Montes Claros
  • Felipe Maurício Pereira de Jesus Universidade Estadual de Montes Claros
  • Samuel Carlos Santos Marques Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rahyan Carvalho Alves Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-7225-5959

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365050

Palavras-chave:

Trabalho de Campo, Pandemia, Geomorfologia Ambiental, Formação Docente, Montes Claros/MG

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar brevemente a experiência do trabalho de campo virtual realizado no ano de 2020, a partir da proposta da disciplina de Geomorfologia Ambiental, do curso de licenciatura em Geografia, de uma Universidade Estadual localizada no estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e apresentação de relato de experiência. Como resultado, constatamos que as áreas estudadas possuem um determinado grau de degradação, que necessitam de um planejamento estratégico para a preservação e manutenção dos seus recursos naturais. E que mesmo em tempos de reclusão, devido à pandemia da Covid-19, é possível realizar trabalhos de campo geográficos de maneira remota, uma vez que tal atividade se apresenta como essencial para a formação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

    Graduanda do Curso de Geografia.

  • Brenda Soares Ribeiro , Universidade Estadual de Montes Claros

    Graduanda do curso de Geografia.

  • Felipe Maurício Pereira de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros

    Graduando do Curso de Geografia.

  • Samuel Carlos Santos Marques, Universidade Estadual de Montes Claros

    Graduando do Curso de Geografia.

  • Rahyan Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Outsider, Insider, Turismo, Educação Patrimonial, Patrimônio e as categorias Paisagem e Lugar, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor Efetivo da UNIMONTES, ministrando a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade e Subcoordenador do Cursinho Popular Darcy Ribeiro - Emancipa Unimontes. Professor da educação básica entre os anos 2010 a 2021, atuando no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos. Pareceristas de Revistas Científicas e membro do corpo editorial da Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas de concursos e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROCHA, Vanessa Tamiris Rodrigues; RIBEIRO , Brenda Soares; JESUS, Felipe Maurício Pereira de; MARQUES, Samuel Carlos Santos; ALVES, Rahyan Carvalho. GEOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO VIRTUAL: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 213–225, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365050. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65050. Acesso em: 8 jul. 2025.