O SOLO COMO ELEMENTO INTEGRADOR DA PAISAGEM NA GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÕES ANALÍTICAS A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6o ANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249364846Palavras-chave:
Pedologia, Educação Básica, MetodologiasResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam as abordagens realizadas entre paisagem e solo em um livro didático de Geografia de 6o ano, em prol da observação de como são consideradas as relações que os solos mantêm com os demais elementos presentes nas paisagens. Para tanto, considerou-se um livro aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) intitulado “Geração Alpha Geografia” (2018) da editora SM. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva e de caráter exploratório. A coleta de dados foi efetivada a partir da leitura do livro didático, no qual foram selecionados os dois capítulos que continham, respectivamente, o conteúdo referente ao assunto paisagem e os solos como tema central. Os resultados mostram que os capítulos analisados não relacionam o solo com a paisagem e vice-versa, mesmo que em toda formação de uma paisagem o elemento natural solo esteja presente interagindo com o clima, relevo, tempo, entre outros elementos essenciais na sua composição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Melina Fushimi, Maria Cristina Perusi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.