O SOLO COMO ELEMENTO INTEGRADOR DA PAISAGEM NA GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÕES ANALÍTICAS A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6o ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249364846

Palavras-chave:

Pedologia, Educação Básica, Metodologias

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam as abordagens realizadas entre paisagem e solo em um livro didático de Geografia de 6o ano, em prol da observação de como são consideradas as relações que os solos mantêm com os demais elementos presentes nas paisagens. Para tanto, considerou-se um livro aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) intitulado “Geração Alpha Geografia” (2018) da editora SM. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva e de caráter exploratório. A coleta de dados foi efetivada a partir da leitura do livro didático, no qual foram selecionados os dois capítulos que continham, respectivamente, o conteúdo referente ao assunto paisagem e os solos como tema central. Os resultados mostram que os capítulos analisados não relacionam o solo com a paisagem e vice-versa, mesmo que em toda formação de uma paisagem o elemento natural solo esteja presente interagindo com o clima, relevo, tempo, entre outros elementos essenciais na sua composição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia (PPGG/FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Foi Bolsista de Mestrado Acadêmico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). PhD em Geografia pela Universidade de Alicante. Professor Livre-Docente de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP).

Melina Fushimi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). PhD em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Assistente do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro – SP, Brasil.

Maria Cristina Perusi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA/UNESP). Professora titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Ourinhos - SP. 

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

SANTOS, A. F. L. dos; NUNES, J. O. R.; FUSHIMI, M.; PERUSI, M. C. O SOLO COMO ELEMENTO INTEGRADOR DA PAISAGEM NA GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÕES ANALÍTICAS A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6o ANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 298–318, 2023. DOI: 10.14393/RCG249364846. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64846. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos