ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER NAS CIDADES: CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE DE TERESINA-PI, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2014 E 2019
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263553Palavras-chave:
Espaços urbanos, Lazer, Teresina-PIResumo
Este artigo tem como tema os espaços públicos de lazer e a qualidade de vida nas cidades. O objetivo geral foi analisar a criação desses espaços em Teresina-PI entre 2014-2019. Os objetivos específicos foram: discutir a importância desses espaços para a qualidade de vida nas cidades, analisar a legislação referente ao tema e mapear por zona os espaços públicos que surgiram nesse intervalo. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados junto aos órgãos de planejamento para identificar os espaços e localizá-los através de mapeamento com auxílio do software QGIS Desktop 3.10. Como resultados verificou-se que as legislações urbanas vigentes apontam para um aproveitamento das áreas de preservação ambiental para o lazer. Foram implantados no período pesquisado 108 espaços, o que representou crescimento de 22% em relação a 2013. A zona de maior implantação foi a Leste e os espaços que mais surgiram foram academias e praças. Conclui-se que há um aumento de espaços. Por outro lado, é evidente que ainda existe carência destes espaços na cidade de Teresina-PI o que merece atenção dos órgãos de gestão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laudenides Pontes dos Santos, Adriana Silva Vieira, Kevin Anderson Vieira de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.