PESQUISA COMO PARADIGMA INOVADOR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E PARA O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263548Palavras-chave:
Pesquisa, Paradigma, Formação Inicial de Professores de Geografia, Ensino de GeografiaResumo
Desafios são colocados diariamente para a formação de professores de Geografia com qualidade, porém, os departamentos de Geografia espalhados por todo o território brasileiro podem buscar no paradigma da pesquisa o apoio que tanto desejam para inovar a formação dos professores de Geografia para atuação na Educação Básica. O presente artigo tem como objetivo central compreender o papel do paradigma da pesquisa na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica e para o ensino. A abordagem empregada nessa pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas pelo questionário aplicado junto a 16 egressos da área de Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campus Mata Norte, da Universidade de Pernabuco - UPE, concluímos que a adoção do paradigma da pesquisa na formação inicial de professores de Geografia, por meio da participação em experiências que levem em consideração o referido paradigma, poderá contribuir no melhoramento dos mecanismos de formação de professores e possibilitar um ensino de Geografia mais significativo, tanto nas escolas como nas instituições superiores de formação de professores.
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Copyright (c) 2023 Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Francisco Kennedy Silva dos Santos, Laryssa de Aragão Sousa
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