ENVIRONMENTAL FRAGILITY OF LAND SYSTEMS IN A HYDROGRAPHIC BASIN LOCATED IN THE SOUTH REGION OF THE STATE OF BAHIA, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162194Palavras-chave:
Sistema de Informações Geográficas, Fragmentação, Floresta Atlântica, Análise multicritériosResumo
O sistema de drenagem de uma bacia hidrográfica é formado por sistemas funcionais integrados, que proporcionam condições ideais para estudos voltados à conservação e preservação de ecossistemas. Diante da necessidade de resguardar remanescentes de vegetação nativa na mata atlântica, o objetivo deste estudo foi identificar os sistemas de terreno da Bacia hidrográfica do Rio Una (BHRU), Bahia, por meio da aplicação técnica de avaliação do terreno e abordagem metodológica multicritério. Os sistemas identificados foram avaliados quanto aos seus níveis de fragilidade potencial e emergente. Os resultados demonstraram que a BHRU está subdividida em 8 (oito) sistemas de terreno. Levando-se em conta a relação existente entre a dinâmica natural do ambiente e as pressões exercidas pelas atividades antropogênicas, constatou-se que os sistemas aluvionares e litorâneos possuem áreas com alto grau de fragilidade emergente (8,20% da BHRU) em decorrência das suas características naturais, aliado ao aumento de ambientes antropizados, contrapondo-se os sistemas Buerarema e pré-litorâneo, que possuem maior proteção ambiental devido à presença de extensa cobertura vegetal em suas encostas. A metodologia do estudo apresentou-se como adequada para a identificação e caracterização dos sistemas de terreno na BHRU e pode ser replicada para outras ecorregiões do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Paternostro Lisboa, Maurício Santana Moreau, Ronaldo Lima Gomes, Gerson dos Santos Lisboa, Vinícius de Amorim Silva, Robson da Silva Magalhães, Luciano Cavalcante de Jesus França, Alex Mota dos Santos, Haighlanda Calil Haddad
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.