OS ESTUDOS DE CLIMA URBANO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA CIDADE DO RECIFE - PE: CAMPOS DE ESTUDO, TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061268

Palavras-chave:

Climatologia, Ilha de Calor Urbana (ICU), Campos e técnicas, Recife

Resumo

No presente artigo, tem-se o objetivo de discutir a evolução dos estudos de Clima Urbano, tanto conceitualmente quanto à sua aplicação na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, e, assim, colaborar com a compreensão da história desses estudos e das perspectivas teóricas e metodológicas para pesquisas futuras. As discussões levantadas apresentaram os temas abordados envolvendo a cidade do Recife até a atualidade, apontando seus principais autores. Diante disso, os desafios traçados para os estudos futuros envolvem desenvolver meios para a aplicabilidade no planejamento urbano; a compreensão do efeito urbano na precipitação pluviométrica; o refinamento das observações do efeito urbano; a superação da falta de pontos de observação; e o desenvolvimento de abordagens integrativas entre o clima urbano e as mudanças climáticas. Visto que tais desafios também são realidade em outras cidades, sobretudo de países em desenvolvimento, este artigo é um convite àqueles que pretendem pesquisar sobre esse tema, tendo como lócus de investigação não apenas Recife, mas também outras cidades brasileiras que compartilham de processos históricos similares de expansão urbana, evitando-se, assim, o desconhecimento sistemático da história dos estudos climáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranyére Silva Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Alagoas

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Alagoas (IFAL).

Rafael Silva dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Dra. do Posgeo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e bolsista DCR/Facepe no Tropoclima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

MOREIRA, A. B.; NÓBREGA, R. S.; WANDERLEY, L. S. de A.; DOS ANJOS, R. S.; ZAMPARONI, C. A. G. P. OS ESTUDOS DE CLIMA URBANO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA CIDADE DO RECIFE - PE: CAMPOS DE ESTUDO, TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 230–251, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061268. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61268. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos