OS ESTUDOS DE CLIMA URBANO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA CIDADE DO RECIFE - PE: CAMPOS DE ESTUDO, TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061268Palavras-chave:
Climatologia, Ilha de Calor Urbana (ICU), Campos e técnicas, RecifeResumo
No presente artigo, tem-se o objetivo de discutir a evolução dos estudos de Clima Urbano, tanto conceitualmente quanto à sua aplicação na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, e, assim, colaborar com a compreensão da história desses estudos e das perspectivas teóricas e metodológicas para pesquisas futuras. As discussões levantadas apresentaram os temas abordados envolvendo a cidade do Recife até a atualidade, apontando seus principais autores. Diante disso, os desafios traçados para os estudos futuros envolvem desenvolver meios para a aplicabilidade no planejamento urbano; a compreensão do efeito urbano na precipitação pluviométrica; o refinamento das observações do efeito urbano; a superação da falta de pontos de observação; e o desenvolvimento de abordagens integrativas entre o clima urbano e as mudanças climáticas. Visto que tais desafios também são realidade em outras cidades, sobretudo de países em desenvolvimento, este artigo é um convite àqueles que pretendem pesquisar sobre esse tema, tendo como lócus de investigação não apenas Recife, mas também outras cidades brasileiras que compartilham de processos históricos similares de expansão urbana, evitando-se, assim, o desconhecimento sistemático da história dos estudos climáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ayobami Badiru Moreira, Ranyére Silva Nóbrega, Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley, Rafael Silva dos Anjos, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.