USO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA MONITORAMENTO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA NO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239060922Palavras-chave:
Geoprocessamento, Landsat, Desastre ambiental, Google Earth EngineResumo
A qualidade da água é um aspecto indispensável quando se trata dos seus principais usos, especialmente para fins de abastecimento humano. Este estudo teve como objetivo analisar alguns parâmetros de qualidade da água (turbidez, clorofila-a e profundidade do disco de Seciei) no Rio Doce, utilizando imagens do satélite Landsat 8, disponibilizadas através da plataforma do Google Earth Engine. A análise dos dados foi realizada com base nas características da água antes, durante e após o rompimento da Barragem de Fundão, comparando os dados disponibilizados por órgãos governamentais com combinações de bandas espectrais do satélite. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do sensoriamento remoto como ferramenta para monitoramento de parâmetros de qualidade de água visíveis, destacando grandes mudanças no período do desastre, como aumento da turbidez (cerca de 445%) e a perda de transparência das águas (aproximadamente 29%) do Rio Doce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Higor Costa de Brito, Rochele Sheila Vasconcelos, Iana Alexandra Alves Rufino, Yáscara Maia Araújo de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.